Esta redução da Anbima para as provas das certificações financeiras entra em vigor a partir do dia 1º de junho. Vale também para atualizar as certificações.
Foto: Site Fundacred
Diria que é uma notícia maravilhosa e que pegou a todos de surpresa. Mas sim, a ANBIMA, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, reduziu o valor das inscrições para os exames das suas certificações.
Esta medida passa a valer a partir do dia 1º de junho e não há data específica para uma nova mudança. Cabe ressaltar que a entidade diz que não é uma ação promocional ou temporária.
Por isso, para você entender bem esta história, confira este artigo que preparei.
A primeira coisa que você precisa saber é que as reduções nos valores variam entre 5% e 30%. E elas não abrangem só as inscrições para a realização dos exames, mas também envolvem as atualizações das certificações que você conquistar.
Por isso, veja abaixo o que mudou em cada uma das certificações:
Gostaria de ressaltar que o valor de todas as certificações da ANBIMA mudaram, mas vim aqui te trazer as que ensino nos meus cursos.
O primeiro motivo e, talvez o principal deles, é que já era uma demanda do público que a entidade reduzisse o valor das inscrições para as provas. Eu preparei o vídeo abaixo para falar mais sobre o assunto, então assista:
Mas a ANBIMA ressalta que é uma ação dentre uma série de iniciativas, com o objetivo de tornar mais fácil o acesso às provas. Mas também, busca-se aprimorar ainda mais o mercado, trazendo um maior número de profissionais qualificados.
E este é um ponto importante pois muitas das certificações da ANBIMA são consideradas como porta de entrada no mercado financeiro. Ou seja, uma das consequências desta medida é tornar a entidade e, consequentemente, o mercado financeiro ainda mais próximos do público.
Pode-se falar então em democratização do mercado financeiro, o que fica mais evidente quando se percebe que esta medida deve impactar cerca de 16 mil pessoas por mês que prestam as provas da ANBIMA.
É preciso lembrar que a associação já vinha mantendo os preços por um tempo sem aumentá-los, além de ofertar gratuitamente cursos online que eram pagos. Também já era possível parcelar inscrições e pagá-las a partir de outros métodos de pagamento que saem dos boletos.
Para você ver mais sobre a ANBIMA, realizar inscrições, clique aqui e acesse o site oficial.
Como já dito acima, a ANBIMA, ou Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, é responsável por representar as instituições do mercado de capitais no Brasil.
Dentre estas instituições, pode-se falar em gestoras, corretoras, bancos, distribuidoras e administradoras. A ideia é gerar pluralidade de mercados com esta diversidade de instituições.
A ANBIMA, em si, começou a existir em 2009, quando se fundiram duas outras entidades. Mas, suas atividades já existem há pelo menos quatro décadas.
Então, além de representar instituições e, consequentemente, regulá-las, a associação também foca na educação e informação, por entender que isto resulta em profissionais mais qualificados para adentrarem no mercado financeiro.
A ANBIMA cuida e gere as seguintes certificações: CPA-10 (Certificação Profissional Anbima - Série 10), CPA-20 (Certificação Profissional Anbima - Série 20) , CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento), CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão), CGA (Certificação de Gestores ANBIMA) e CGE (Certificação de Gestores ANBIMA para Fundos Estruturados).
Aqui, ainda tenho cursos das três primeiras, as quais você pode acessar e se tornar meu aluno clicando aqui.
Para as provas, vou precisar separar pelas certificações. Então, veja abaixo como é:
A prova da certificação CPA-10 é uma prova teórica (sem cálculos), tem a duração de duas horas e são 50 questões de múltipla escolha para responder. A aprovação vem se você acertar 70% dela no mínimo.
Dentre os conteúdos, estão: Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado; Ética, Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor; Noções de Economia e Finanças; Princípios de Investimentos; Fundos de Investimentos; Instrumentos de Renda Variável e Renda Fixa; Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL.
Para você saber mais sobre esta certificação, clique aqui!
A prova da certificação CPA-20 também é apenas teórica (sem cálculos), mas você tem duas horas e trinta minutos para realizá-la. São 60 questões e é preciso acertar 70% delas no mínimo para ser aprovado.
Os conteúdos que caem nela são: Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado; Compliance Legal, Ética e Análise do Perfil do Investidor; Princípios Básicos de Economia e Finanças; Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos; Fundos de Investimentos; Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL; Mensuração e Gestão de Performance e Riscos.
Clique aqui e saiba mais sobre esta certificação!
A prova da certificação CEA é quinzenal e tem 70 questões de múltipla escolha. É preciso fazê-la em três horas e trinta minutos e, para ser aprovado, o percentual mínimo de acerto é de 70% do exame. Desta vez, há questões de cálculo, então leve a calculadora HP-12C.
Quanto ao conteúdo, veja os conteúdos que caem na prova: Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado; Princípios Básicos de Economia e Finanças; Instrumentos de Renda Fixa, Renda Variável e Derivativos; Fundos de Investimentos; Produtos de Previdência Complementar; Gestão de Carteiras e Riscos; Planejamento de Investimentos.
Se você quer saber mais sobre esta certificação, clique aqui!
Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.