Certificação CPA-20: o que é e para quem serve?

A CPA-20 forma profissionais para prospecção e venda de produtos de investimentos para clientes de alta renda, private, corporate e investidores institucionais.

31/3/2022 12:10
capa do artigo

Foto: Site Eleven Financial

A CPA-20 é mais uma das certificações financeiras da ANBIMA. Ela visa potencializar virtudes dos profissionais que atuam ou queiram ingressar no mercado financeiro. O foco principal é a distribuição de produtos de investimentos para clientes de alta renda.

Segundo este órgão, esta certificação é fundamental para, além de qualificar o atendimento, também modernizar o mercado e, consequentemente, estimular que os investimentos cresçam no país.

Certificação CPA-20: o que é?

A CPA-20, também chamada de Certificação Profissional Anbima – Série 20, foca em clientes de alta renda, private, corporate e investidores institucionais. Com esta certificação, o profissional se qualifica para prospectar e vender produtos de investimentos para eles, além de manter a carteira de investimentos de pessoas físicas e jurídicas.

Ela é substituta da CPA-10 e também pode ser considerada como porta de entrada para o mercado financeiro. Ou seja, alguém com CPA-20 pode exercer as funções de outro com CPA-10.

Quem cuida da CPA-20?

A certificação CPA-20 foi criada e gerida pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), como uma forma de dar mais segurança ao mercado financeiro no que se refere à evolução profissional dentro desta área.

Cabe ressaltar que a ANBIMA também faz a representação de instituições do mercado financeiro, como gestoras, administradoras, bancos, corretoras de valores, entre outros. Ela é responsável por divulgar panoramas gerais sobre a situação do mercado, captação de valores, além de informações correlatas para os investidores.

Para quem é destinada a certificação CPA-20?

Como este profissional trabalha prospectando ou vendendo produtos de investimentos para clientes de alta renda, a CPA-20, segundo o site da ANBIMA, é destinada para:

  • Trabalhadores de instituições que seguem o Código de Certificação da ANBIMA;
  • Trabalhadores de instituições financeiras em geral, mesmo sem aderirem ao código;
  • Estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos.

Quais são os requisitos para tirar a certificação CPA-20?

Para se tornar CPA-20, não há nenhum pré-requisito. Em outras palavras, qualquer pessoa pode obter a certificação, bastando escolher se seu objetivo é a evolução pessoal ou início no mercado financeiro. Claro, você precisa ser aprovado no exame da Anbima.

Como é a prova da CPA-20?

O exame para conseguir tirar a certificação CPA-20 é online, mas nos centros de testes da ANBIMA. Ela ocorre semanalmente, para que qualquer pessoa possa tentar. Você pode realizá-la em até duas horas e trinta minutos.

É uma prova de múltipla escolha, com 60 questões e, para ser aprovado, você precisa acertar 70% do exame, cerca de 42 questões. Fique atento que a prova é somente teórica, sem cálculos. Ela abrange os seguintes conteúdos e pesos:

  • Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado: 5 a 10%;
  • Compliance Legal, Ética e Análise do Perfil do Investidor: 15 a 25%;
  • Princípios Básicos de Economia e Finanças: 5 a 10%;
  • Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos: 17 a 25%;
  • Fundos de Investimentos: 18 a 25%;
  • Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL: 5 a 10%;
  • Mensuração e Gestão de Performance e Riscos: 10 a 20%.

Esses conteúdos comprovam que o candidato domina as principais características de cada produto de investimento que existem no mercado financeiro. E isso, em tese, comprova que seus clientes ficarão satisfeitos e com suas necessidades atendidas.

Para fixar, veja os conteúdos que caem na prova ilustrados no gráfico abaixo, juntamente com a quantidade percentual no momento do exame:

Gráfico com o que cai na prova CPA-20 e o peso
Quantidade de conteúdos que caem no exame CPA-20

Tem algo que acho muito curioso a respeito da prova: o primeiro teste de CPA-20, feito em novembro de 2002, tinha o total de 200 questões e duração de quatro horas de prova. Veja como mudou de lá para cá!

Como estudar para a CPA-20?

Responda antes de mais nada estas duas perguntas: quanto você já sabe sobre os conteúdos? Qual é o seu tempo de aprendizado de uma nova matéria? A partir destas duas respostas você começa a organizar seu método e saberá no que focar.

Lembre-se: a qualidade de estudo é o que vai ser seu diferencial. Então, não se preocupe tanto com a quantidade e faça seu tempo de estudo ser produtivo.

Mas como me importo contigo, quero trazer aqui uma sugestão de método de estudos que se mostra muito eficaz. E esse método se chama “Lasanha”.

O nome do método pode parecer engraçado, mas no vídeo abaixo você vai entender como a "Lasanha" pode saciar seus estudos:

Após apresentar este método, vou trazer então mais uma sugestão de divisão de tempo de estudo na prática. Para um tempo de estudo ideal, pense em uma jornada de 25 a 30 horas de estudo. Pode-se dividi-la em um cronograma de 15 a 20 dias, avaliando a sua disponibilidade para definir o melhor horário.

E caso você precise deixar de estudar por um dia, saiba que não há problema nisso, independente do motivo. Lembre que o mais importante é cumprir o cronograma que você mesmo organizou.

No horário de estudo, pense em otimizar o tempo da seguinte maneira: ⅔ dele para assistir a aulas e o restante para a resolução de exercícios. Assistir aulas e responder questões vai ser uma mostra de como está o seu aprendizado de cada aula. Este modelo te ajuda a familiarizar e até mesmo saber o que priorizar em cada conteúdo.

Para os dias mais próximos da prova, talvez uns 5 ou 6, volte seu olhar para os exercícios. Assim, você sabe se compreende cada alternativa.

Jamais esqueça que as questões não devem ser decoradas, mas sim explicadas. Este é o melhor modo para saber assinalar a alternativa certa. E no que não tem jeito, para decorar, apele para os macetes.

Logicamente, você não é obrigado a seguir tudo o que disse. Mas, que é um método eficaz e que pode te aproximar da aprovação, isso não há como negar. E se conhecer algum outro que você adquira conhecimento, então invista nele.

Como me importo demais contigo, tenho mais um presente pra ti. Vou deixar uma playlist do YouTube repleta de conteúdos para a CPA-20, além de, mais para o final, ter vídeos com pré provas, em que resolvo as questões mais atualizadas. Aulas Grátis Anbima CPA-10, CPA-20, CEA.

Como é a carreira de alguém com CPA-20?

Primeiramente, vale reiterar que, até janeiro de 2022, eram 193.189 pessoas com a certificação CPA-20. E o mercado de trabalho para um CPA-20 não se resume apenas em bancos, mas também inclui gestoras de fundos, corretoras, administradoras de recursos, seguradoras, entre outras.

Os cargos dentro destes locais podem variar desde atendentes e agentes comerciais, assistente de gerência, até gerente de contas, supervisor, analista de mercado, trader. Vale ressaltar que muitos destes cargos têm como exigência mínima a CPA-10, porém o ideal é ter a CPA-20.

As possibilidades de emprego são muitas, depende muito em que você irá preferir atuar. Mas, esteja ciente que na maioria destes cargos, você irá focar bastante na distribuição de produtos de investimentos. Como falei, são possibilidades, porque não estou aqui para te garantir um emprego, mas sim para te ajudar a estar à frente de muitos outros candidatos.

E você já deve estar se perguntando sobre os ganhos financeiros. Saiba que eles dependem muito do cargo no qual você conseguiu e até mesmo da cidade onde trabalha. Por isso, não te dou exatidão sobre isso, mas posso garantir que você vai se agradar.

Como validar a CPA-20?

É importante você fixar que a validade da sua certificação é de cinco anos para profissionais ligados a instituições financeiras parceiras da ANBIMA. Para os que não possuem ligação com instituições financeiras, o prazo é de três anos.

Para não esquecer: se você for aprovado, você precisa validar seu certificado no site da ANBIMA. Forneça os dados que forem pedidos e conclua o processo. Caso você queira consultar a validade da sua certificação, utilize um dos filtros de busca.

Fique atento ao prazo do vencimento da CPA-20, pois será preciso atualizar esta certificação para não precisar fazer novamente toda a prova. A renovação é feita a partir do curso online de renovação da própria ANBIMA.

Para fazer este curso, você precisa se inscrever em até 15 dias antes do vencimento da sua certificação. É deste modo que você não precisa refazer todo o exame.

Por que tirar a CPA-20?

Pense no seguinte: para você que quer entrar no mercado financeiro, esta certificação te abrirá uma boa quantidade de portas. Isso se justifica pelo fato da CPA-20 ser um grande diferencial e te tornar mais especializado, capacitando-o a atuar em diversas funções.

E claro que eu não poderia deixar de citar a possibilidade de ter uma boa remuneração e até mesmo a sensação de segurança, em função desta certificação abranger área da CPA-10.


E agora que você leu tudo, gostaria de saber se te deixei pensativo para se tornar CPA-20? O que você acha de atuar na distribuição de produtos de investimentos para clientes de alta renda? E pensar que tem também os clientes private, corporate, além de investidores institucionais.

E eu quero te ajudar a chegar lá! Tenho um curso bem completo, com todos os conteúdos que caem na prova, resolução de exercícios, acompanhamento bem próximo e personalizado. E aí, bora ser CPA-20?

Relacionados

ASSINER E RECEBA

Materiais de estudos grátis

Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.

Muito obrigado!
Sua resposta foi submetida com sucesso. Agradecemos pela seu contato!
Ir para home
Oops! occoreu um erro ao enviar o formulário.
tocando tubarao