Provas da ANBIMA: Novo modelo de avaliação

A ANBIMA atualizou modelo de avaliação para as provas a partir de 2026, para integrar habilidades técnicas e comportamentais em novos formatos de questões.

29/10/2024 11:45
capa do artigo

Tubarão, a ANBIMA trouxe uma atualização a respeito do seu novo modelo de avaliação das provas. Lembre-se: estas mudanças nas provas da ANBIMA só valerão a partir de 2026! 

Já quero te adiantar que as provas terão novos formatos de questões, além das questões de múltipla escolha. 

E aí, vem comigo neste artigo entender tudo sobre as novas provas da ANBIMA? 

Avaliação das provas ANBIMA: como será? 

Como eu já te contei aqui neste artigo, a CPA, C-Pro I e C-Pro R serão as novas certificações de distribuição de produtos de investimentos. E elas passarão por mudanças nas suas avaliações, que eu vou te contar a seguir no que a ANBIMA está chamando de “Nosso jeito de avaliar”.

Novos formatos de questões

Tubarão, você deve estar acostumado com provas de questões de múltipla escolha, estou certo? Este modelo de questões ainda continuará, mas com uma maior contextualização.

Estas questões de múltipla escolha ainda terão uma resposta única, mas serão mais amplas e contextualizadas, com informações adicionais, que impactarão na resposta final. 

A ideia é ter mais objetos de análise para selecionar de forma mais informada a resposta correta. Isso demonstra que o foco não será mais apenas a teoria, mas sim como a pessoa sabe relacionar com o seu dia a dia. 

Além disso, terá um acréscimo de novos modelos. Um deles é com questões dissertativas de respostas curtas, para avaliar o conhecimento específico e a precisão conceitual. A ANBIMA reitera que estas questões poderão ter contexto e cases parecidos com as questões de múltipla escolha. A entidade também entende que ainda não é viável ter questões dissertativas complexas.  

Uma das novidades está nas questões interativas, que cobrarão a participação ativa dos candidatos. A ideia é proporcionar uma interação dinâmica entre candidato e conteúdo da prova. 

Elas funcionarão como um chat de perguntas e respostas a partir da Inteligência Artificial, em uma experiência real de atendimento ao cliente. Isso servirá para tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz. 

Ou seja, o candidato realmente precisará aplicar seus conhecimentos de forma prática e demonstrar suas habilidades comportamentais, pois ele estará em uma simulação de atendimento ao cliente.  

Por fim, preciso falar também das questões com estudos de caso. Estas servirão como uma junção das habilidades técnicas e comportamentais, para ver como os participantes aplicam estes conhecimentos em situações cotidianas. 

A partir de situações fictícias, mas que aparecerão no cotidiano, a ANBIMA entende que fará com que os candidatos tenham pensamento crítico para tomar decisões na prova. 

Questões serão mais contextualizadas

Acredito que expliquei sobre isso falando dos modelos de questões, mas não custa ressaltar. As questões das provas de 2026 abordarão situações profissionais do dia a dia, para contribuir na avaliação prática do conhecimento. 

A ideia é não só focar nas habilidades técnicas dos profissionais, mas também nas habilidades comportamentais, que é o nosso próximo tópico. 

Habilidades Técnicas e Habilidades Comportamentais

Esta integração entre habilidades técnicas e habilidades comportamentais visa melhorar a resolução de problemas práticos da rotina profissional. A ANBIMA entende que, assim, a sua avaliação será muito mais abrangente. 

A entidade enxerga que levar as habilidades comportamentais em conta para avaliar os candidatos os deixará ainda mais aptos para atuar em algumas atividades do mercado financeiro. Estas habilidades comportamentais estão na imagem abaixo:

Foto: Divulgado no Site da ANBIMA

Feedback detalhado 

Tubarão, você não leu errado. Após fazer a prova, você receberá um feedback detalhado e um plano de estudos personalizado, seja qual for o seu resultado. 

A ANBIMA justifica isso pelo entendimento de que o processo avaliativo deve fazer parte de um projeto educacional maior. E este projeto educacional tem este objetivo principal: aprendizagem, desenvolvimento contínuo de habilidades e aperfeiçoamento profissional. 

Por isso, este feedback detalhado será tanto para quem foi aprovado, quanto para quem não foi. Ele terá: 

  • O desempenho da pessoa candidata,
  • Seus pontos fortes;
  • Oportunidades de melhoria.

Por isso, o candidato receberá um plano de estudo que esteja de acordo com as próprias necessidades, em busca do constante aperfeiçoamento. 

Matriz de avaliação mais estruturada

Cabe ressaltar que a matriz de avaliação estará em um único documento, para facilitar a compreensão e gestão do banco de questões, além de garantir transparência e consistência no processo de avaliação.

Esta matriz é um documento com todo o conteúdo das certificações de maneira estruturada e detalhada. Assim, o candidato entenderá como será avaliado e o que a entidade cobrará dele. 

E aí Tubarão, entendeu estas novas atualizações no modelo de avaliação das provas da ANBIMA? E sobre estas mudanças da ANBIMA, eu só tenho uma coisa para te dizer…

As provas vão mudar? SIM, o que é inevitável e acompanha um movimento natural do que o mercado exige. Mas, isso significa que não há momento melhor que agora para fazer a sua prova e garantir a sua certificação. Assim, você já terá a equivalência quando as provas mudarem em 2026!! 

Eu vou deixar aqui este outro artigo, para te explicar qual a motivação para as provas da ANBIMA mudarem. E eu só quero ressaltar que, mesmo que as provas mudem, o meu compromisso em só soltar a sua mão depois de aprovado permanece o mesmo. Tamo junto, Tubarão!

Relacionados

ASSINER E RECEBA

Materiais de estudos grátis

Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.

Muito obrigado!
Sua resposta foi submetida com sucesso. Agradecemos pela seu contato!
Ir para home
Oops! occoreu um erro ao enviar o formulário.
tocando tubarao