Fim das certificações? Tudo sobre as certificações ANBIMA

As certificações deixarão de existir? A ANBIMA resolveu revisar: CPA-10, CPA-20 e CEA; para trazer novas certificações que se adaptem às atividades de cada um.

20/3/2024 11:40
capa do artigo

Fim das certificações? A ANBIMA vai terminar com a CPA-10, a CPA-20 e a CEA? O que será do mercado financeiro? Quem já conquistou as certificações vai perdê-las? A primeira coisa que eu vou te pedir é “Calma, Tubarão”!! 

Esta mudança, comunicada nesta semana, não deve causar tanta aflição e eu vou te explicar aqui neste artigo tudo sobre o “fim das certificações” (ou suposto kkk). 

Quais são as mudanças nas certificações ANBIMA?

Primeiramente, não se trata exatamente de novas certificações, mas sim de atualização de certificações. E isso quer dizer que ninguém perderá nada!

A ideia da ANBIMA é mudar as certificações para os profissionais que atuam na distribuição de investimentos. Neste caso, a CPA-10, a CPA-20 e a CEA não existirão mais e novas certificações serão lançadas no lugar. Ainda assim, essas provas passarão a ser aplicadas apenas em janeiro de 2026. 

Estas mudanças são norteadas a partir de um estudo feito em parceria com a Deloitte. Este estudo mostra que quem atua na distribuição de investimentos tem exercido funções parecidas, mesmo em cargos diferentes. 

Este estudo também traz a necessidade de mesclar conteúdo técnico e habilidades comportamentais. Isso serve para atender o elevado nível de conhecimento exigido dos profissionais.

É preciso ressaltar também que, hoje no Brasil, as certificações têm como base cargos, instituições ou segmentos de mercado atendidos (varejo e alta renda). Por isso, esta mudança quer dar ênfase na prática profissional, focando nas atividades exercidas. 

Quais serão as atividades exercidas?

Segundo a própria ANBIMA, estas serão as atividades:

  • Fornecimento de informações básicas sobre produtos, investimentos e serviços financeiros nas instituições Isso engloba tanto prospecção, quanto suporte no atendimento ao cliente.
  • Gerenciamento e acompanhamento do portfólio de investimentos do cliente. Esse profissional seria o responsável pela análise do perfil do investidor, dar informações sobre os diferentes tipos de investimentos e seus riscos. Se necessário, pede auxílio para um especialista em produto antes de mudar a carteira do cliente.
  • Recomendação sobre investimentos, com expertise para criar e alterar portfólios. Aqui, o foco é produtos de investimentos. Sendo assim, esse profissional pode ser especialista em classes e ativos específicos. Ele também pode oferecer suporte tanto para o cliente final, quanto para outras áreas da instituição.

Preciso te dizer que ainda não estão definidos os novos nomes destas certificações, o que será anunciado em breve pela ANBIMA. Mas, o foco está na necessidade de ficar mais aderente às atividades de cada profissional.

O que acontece com quem já tem uma certificação ANBIMA?

Talvez, você que está estudando ou que já conquistou alguma das certificações esteja com esta pergunta na cabeça: “Eu vou perder tudo? Vale a pena tirar uma certificação da ANBIMA agora?”

E, para te responder isso, vou utilizar o que a própria ANBIMA afirmou em seu site: “[...] é certo que nenhum profissional perderá sua certificação ou terá que fazer nova prova.” 

Sendo assim, a migração para estas novas certificações será com cursos de atualização sem custos extras. E, lembrando, as novas provas só serão aplicadas em janeiro de 2026.

Se eu fosse você, ficaria de olho no que a ANBIMA tem para dizer no 4º trimestre de 2024, pois é neste período que será divulgado o plano de transição das atuais certificações para as novas. 

E, antes de encerrar, eu gravei um vídeo explicando tudo o que envolve estas mudanças nas certificações da ANBIMA.

O que se pode concluir desta história toda é que ainda há tempo para você tirar as certificações agora! Elas não se perderão e você não precisará fazer uma nova prova. O principal é: você tirar a certificação que desejar até dezembro de 2025! Então, para que deixar lá para o final? Por que não fazer agora?

Relacionados

ASSINER E RECEBA

Materiais de estudos grátis

Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.

Muito obrigado!
Sua resposta foi submetida com sucesso. Agradecemos pela seu contato!
Ir para home
Oops! occoreu um erro ao enviar o formulário.
tocando tubarao