Quem tem a CPA-10, a CPA-20 e a CEA terá até o fim de 2026 para concluir a transição de suas certificações ANBIMA. E eu te conto aqui como será este processo.
A ANBIMA anunciou hoje como será o processo de transição para as suas novas certificações profissionais de distribuição. Como você já deve ter visto por aqui ou pelas redes sociais, a CPA-10, CPA-20 e CEA não existirão mais.
E, neste artigo, eu te conto tudo sobre a transição destas certificações e porque você não precisa se preocupar com isso.
Como te contei antes, a ANBIMA divulgou as regras para a transição da CPA-10, CPA-20 e CEA para as suas novas certificações de distribuição de produtos de investimento: CPA, C-Pro R e C-Pro I.
Essas mudanças valerão a partir de 2026. O primeiro detalhe é que não haverá equivalência direta com a CPA-10, CPA-20 e CEA. Talvez, esta pergunta esteja na sua cabeça: “Lucas, isso é ruim? Vou perder a minha certificação?”
Não sei se você lembra, Tubarão, mas a ANBIMA já havia garantido que, quem já tem a certificação, não precisará realizar uma nova prova. E isso se mantém. Então, o que está acontecendo agora?
A novidade é que a ANBIMA divulgou hoje que a transição destas certificações acontecerá por meio da sua plataforma gratuita de educação e qualificação: ANBIMA Edu.
Nesta plataforma, terá cada etapa da transição para você acompanhar e quais conteúdos você precisará acompanhar.
Assim, basta seguir essa regra de transição:
A atualização, para que você realize a transição para a certificação nova, irá ocorrer por meio das “microcertificações” dentro da plataforma da ANBIMA. É como se fossem cursos online de atualizações.
Sendo assim, para ter a sua certificação ativa em 2026, será preciso seguir estes 2 critérios:
Cabe ressaltar que, segundo a própria ANBIMA, “até o fim de 2026, o status das certificações das pessoas com CPA-10, CPA-20 e CEA constará como "em transição”, [...] e as novas serão concedidas apenas quando a pessoa certificada finalizar todo o processo”.
Além disso, cada profissional ainda poderá exercer as suas atividades normalmente durante esse período, sem que as instituições sejam penalizadas pelos status “em transição” de seus profissionais.
Então, bora entender quais serão os próximos passos?
Talvez, você tenha ficado preocupado sobre a sua certificação ou se ela será válida. Por isso, vou além nesta explicação.
Essa transição não deve causar medo em ti, porque você não precisará pagar por uma nova prova, Tubarão. Basta apenas seguir o passo a passo que tiver na plataforma ANBIMA Edu para atualizar a sua certificação e o melhor de tudo: de forma gratuita.
Sem nova prova, sem gastos extras, apenas com estes “cursos online de atualização”. Desta forma, você terá a equivalência da sua certificação. Aliás, falando nela, eu tenho uma provocação a você.
Toda essa história só evidencia que o melhor momento para tirar a sua certificação da ANBIMA é agora, com a regra e formato atual. Repare que você fará uma prova em que já sabe tudo o que é cobrado, que tipos de questões podem surgir e o que se espera de ti. Além disso, não se esqueça que, em 2026, terão novos formatos de questões, como eu te explico aqui neste artigo.
Como já te expliquei em um artigo anterior, as novas certificações da ANBIMA foram pensadas em atividades específicas, pois a entidade avalia que, atualmente, as certificações são muito pensadas em cargos.
Sendo assim, teremos estes novos nomes das certificações: CPA (Certificado Profissional ANBIMA); C-Pro R (Certificado Profissional ANBIMA de Relacionamento) e C-Pro I (Certificado Profissional ANBIMA de Investimento).
Para entender melhor as atividades de cada uma, deixo disponível aqui este artigo explicando detalhadamente estas certificações.
Por isso, eu digo que nem toda a mudança é negativa e que você não precisa ter medo destas mudanças. Além disso, eu estou contigo para sempre, estou sempre à disposição. Caso queira ficar por dentro destes assuntos do momento, continue acompanhando aqui o meu blog e as minhas redes sociais.
Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.