Colar legalmente é possível nas provas da Anbima. Mas calma, você não vai levar um papel com coisas escritas na hora da prova. Vem aprender o melhor jeito!
Foto: Site Shutterstock
Está se preparando para as provas Anbima? Já pensou em colar para conseguir a tão sonhada certificação, mas desistiu por medo de ser pego e desclassificado?
Caso tenha respondido “sim”, saiba que é possível sim colar nas provas de maneira legalizada.
Esse método, chamado de “cola legalizada”, foi desenvolvido e usado por mim em minhas aprovações, pensando justamente na dificuldade de se concentrar e raciocinar na hora da prova, sem esquecer ao mesmo tempo de todo o conteúdo estudado.
Esse método consiste em utilizar uma folha de rascunho em branco e um lápis ou caneta apenas.
Tem sido usado por milhares de alunos, e pode ser de grande importância para a sua tão almejada aprovação também.
Ficou interessado? Quer saber mais sobre a cola legalizada para te ajudar a ser aprovado na Anbima e conseguir sua certificação de uma vez por todas?
Então, confira abaixo informações sobre a prova e o passo a passo para montar a cola legalizada para as provas da Anbima:
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) é o órgão que disponibiliza, por meio de provas, as principais certificações como CPA-10, a CPA-20 e a CEA.
Essas certificações têm a função de “oficializar” o nível de conhecimento de um profissional. É como a OAB para os advogados, por exemplo.
Podem inclusive estabelecer salários dependendo do "nível" da certificação.
Ou seja, quanto mais certificações você tiver, mais você terá valor como profissional, pois você terá seu diferencial e suas qualificações, o que, consequentemente, te dará um salário muito melhor.
Além disso, a Anbima é encarregada de definir boas práticas para as empresas.
Desse modo, seu principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento econômico brasileiro por meio da autorregulação e da organização das companhias.
Dessa forma ela possui 4 compromissos institucionais:
Ela fala em nome de instituições, como por exemplo, bancos comerciais, gestoras de patrimônio, corretoras de investimento, distribuidoras, entre outros.
As provas são todas online e são realizadas dentro de um centro de testes (realizadas por determinadas empresas), onde você entrega seu documento e é direcionado a um computador específico.
Para realizar as provas você deve guardar seus pertences em um saco que será lacrado.
Só poderá usar a calculadora HP-12 (caso não saiba usar, você pode aprender comigo no curso que fiz especialmente para ajudá-lo clicando aqui), uma folha de rascunho e um lápis ou caneta.
As provas variam de acordo com a certificação escolhida, podendo ter mais ou menos números de questões e também tempo de prova.
As principais certificações da Anbima são CPA-10, a CPA-20 e a CEA. Vamos ver como são essas provas:
CPA-10
O CPA-10 é o ponto de partida para quem deseja entrar no mercado financeiro.
É ideal para quem deseja trabalhar diretamente com o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento.
A prova contém 50 questões de múltipla escolha, sendo dividida em sete módulos com pesos diferentes, podendo ser finalizada em até 2 horas.
Você deve acertar no mínimo 70% da prova para ser aprovado, percentual exigido em praticamente todas as provas.
Conteúdo da prova:
CPA-20
O CPA-20 é uma espécie de upgrade do CPA-10, a diferença entre os dois é que os clientes atendidos são de alta renda.
Por isso, quem conhece bem o mundo das finanças às vezes prefere ir direto para a CPA-20 e tentar obter essa certificação para iniciar a carreira já com um degrau a mais.
A prova da CPA-20 possui 60 questões e tem a duração de 2 horas e 30 minutos e o percentual de acertos para ser aprovado é também de 70%. É uma prova somente teórica, não possui cálculos.
Conteúdo da prova:
CEA
A prova da CEA é ideal para quem deseja ser especialista em investimentos. Com essa certificação, o profissional poderá recomendar produtos de investimento para clientes independente do segmento.
A prova aborda os mesmos tópicos da CPA-20, a diferença é que possui um módulo a mais, que, no caso, é Planejamento de Investimentos.
Mas apesar de ter apenas um módulo a mais, o conteúdo é bem mais complexo e exigirá mais de você.
Nesta prova você pode usar inclusive uma calculadora HP-12c para ajudar na hora dos cálculos, já na CPA-20 não é necessário usar por não ser cobrado cálculos.
Essa prova tem um número de questões um pouco maior: são 70. Possui o período de 3 horas e 30 minutos para ser concluída e, para ser aprovado, é preciso 70% de acertos. A prova é dividida em sete módulos.
Conteúdo da prova:
O valor pode mudar de acordo com a certificação escolhida. Dê uma olhada:
Para ficar atualizado, sempre que precisar verifique os preços no site oficial da Anbima, pois os valores podem ser reajustados e sofrer algumas alterações.
O exame é realizado depois de você agendar um horário, que pode variar de acordo com seu estado e a certificação escolhida.
Claro, os locais do exame em cada cidade também são diferentes. Por isso, você deve consultar o calendário de exames da Anbima.
Nele, você pode escolher a certificação que deseja, assim como seu estado e cidade.
Dessa maneira, você terá acesso a uma agenda com datas disponíveis que podem se enquadrar em seu caso.
Como fazer a inscrição na Anbima?
Saiba que a inscrição pode ser realizada por você mesmo ou pelo RH da empresa em que você trabalha.
A inscrição é feita em três passos simples:
Agora que você já conhece um pouco mais sobre as provas Anbima, vamos para a parte interessante: a cola legalizada.
Você muito provavelmente (com certeza) já fez alguma prova na vida, seja na época da escola, vestibular, faculdade etc.
E viu o quanto é difícil ler a questão, se concentrar nela, raciocinar e encontrar a resposta.
Tudo isso ao mesmo tempo em que se preocupa em guardar todo o conteúdo decorado durante os estudos, para não acabar esquecendo ao longo da prova.
Só de pensar já dá um certo nervosismo, não é mesmo?
Pois é. É aí que vai entrar o processo simples de fazer a cola legalizada.
Como você já viu, para realizar a prova a folha de rascunho deve estar em branco.
Logo quando for autorizado o início da prova, você anotará na folha de rascunho (de maneira razoavelmente organizada) tudo aquilo que foi decorado, todos os macetes e conteúdos importantes que foram estudados por você.
A partir disso, você poderá começar a resolver as questões, com a sua cabeça livre para raciocinar.
A cola te ajudará a fazer a prova mais tranquilamente e se concentrar nas questões, sem a preocupação de esquecer algum macete ou conteúdo importante.
A consequência disso é que você não perderá questões por bobagem e terá mais tranquilidade durante a prova, o que te aproxima da aprovação.
É certo que fazer uma prova sem estar sobrecarregado com pensamentos irá te proporcionar uma chance muito maior de ser aprovado, pois você terá uma maior clareza mental e poderá focar 100% em cada questão.
Infelizmente não é possível dar uma resposta exata de quais conteúdos ou macetes que devem ser colocados na cola.
Isso é algo que varia muito, depende de cada pessoa e de suas dificuldades.
Cada um tem mais facilidade ou dificuldade em aprender e decorar determinado assunto, por isso não é possível generalizar.
Mas não se preocupe, para ajudá-lo você pode fazer o rascunho da sua cola (que vai ser usada na hora da prova).
Para isso, durante seus estudos preparatórios observe os pontos (conteúdos) em que você possui dificuldade de aprender ou decorar.
Pegue esses pontos e anote todos eles no rascunho da cola.
Pronto, esse é o seu conteúdo, que deverá ser colocado na sua cola legalizada na hora da prova.
Benefícios de utilizar a cola legalizada nas provas da Anbima
Se prepare para as certificações CPA-10, CPA-20 e CEA comigo.
Será um diferencial para você.
Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.