Os FIIs, ou fundos de investimentos imobiliários, estão atraindo cada vez mais o interesse das pessoas. Neste artigo, você vai poder saber tudo sobre os FIIs.
Foto: Site Urbe
Tida como mais uma alternativa dentro do mundo dos investimentos, os FIIs têm atraído mais pessoas pelo fato de serem mais baratos e simples. Outra vantagem é requererem pouco capital para começar.
Investir em fundos imobiliários é bem recomendado para quem quer garantir uma independência financeira ou viver de renda.
Por isso, siga neste artigo para entender tudo sobre o mundo dos fundos de investimentos imobiliários.
Os FIIs, ou Fundos de Investimentos Imobiliários, fazem parte dos ativos de renda variável em que os cotistas aplicam dinheiro no mercado imobiliário.
Este mercado envolve prédios de escritórios, hotéis, galpões logísticos ou industriais, certificados de recebíveis imobiliários, shoppings, letras de crédito, entre outros. Vale ressaltar que os títulos de dívidas, como fundos de papel, também entram neste grande grupo.
Este assunto também foi tema de um dos episódios do podcast Papo de Tubarão, que você pode ver abaixo como foi debatido o tema:
Os FIIs funcionam como um condomínio, em que os recursos são reunidos para serem aplicados em conjunto dentro do mercado imobiliário.
Assim como toda decisão que precisa ser tomada, por trás dela, há objetivos e políticas que devem ser cumpridas. Assim, os ganhos que são obtidos com essa operação são distribuídos conforme o investimento feito por cada participante.
Basicamente, o processo se dá da seguinte maneira:
Como você pode perceber, não é um processo difícil. Consequentemente, além dos ganhos, os riscos também são divididos entre os cotistas.
Antes de você decidir investir em fundos de investimentos imobiliários, fique atento a estas dicas.
Primeira coisa que os fundos de investimentos imobiliários são investimentos de renda variável. Então, é preciso ficar atento ao contexto, analisando crises, movimentações, entre outros aspectos relevantes.
Cada FII pode estar inserida em um contexto diferente, seja numa valorização ou desvalorização. Então, analise o presente, mas também olhe para o passado, tendo em mente de que não há garantia que a rentabilidade futura siga o mesmo padrão.
Para saber se o valor da cota é justo, divida o valor do patrimônio total do fundo pelo número de cotas. O valor será considerado caro quando estiver abaixo do negociado na bolsa. Mas, sendo caro ou barato, você precisará analisar os motivos para tal, pois nem sempre um fundo caro vai ser ruim.
Eu espero que, se você estiver pensando em investir, já esteja pesquisando minuciosamente. Vá desde a gestão, histórico, empresa por trás dele, entre outras informações. O importante é ter um material relevante para avaliar se vale a pena ou não optar por isso.
Primeiramente, é preciso pensar nos fatores que giram em torno da rentabilidade de um fundo imobiliário, seja de alto ou baixo rendimento.
Sendo assim, os lucros do investimentos vão depender do patrimônio e sua composição, do setor e do valor das cotas. Ainda é preciso ressaltar que o valor de um fundo imobiliário aumenta conforme a sua localização.
Isso significa que alugar um espaço numa região bem localizada e movimentada faz com que o próprio fundo ganhe mais valor, se comparar com os que estiverem em áreas mais afastadas.
Mas claro, esses fundos pagam aluguéis mensais também, que possivelmente oscilarão. E assim surge um conceito importante: vacância, que nada mais é que preencher as unidades disponíveis. Em outras palavras, o rendimento de um imóvel é maior quando ele está alugado, se comparado aos períodos de baixa procura.
Há um modo de saber qual fundo imobiliário será mais rentável, que se chama dividend yield. Isso nada mais é que quanto o fundo paga por cota dividido pelo valor da cotação do papel.
As vantagens de se investir em fundos imobiliários não moram apenas na melhor rentabilidade, se comparado à compra de um imóvel físico.
Isso se justifica pelo fato de que você não investe só no fundo, pois estão inseridos também outros empreendimentos de organizações conhecidas. Um exemplo são os shoppings no entorno, o que aumenta o potencial de valorização do fundo.
Em outras palavras, um fundo imobiliário render bem significa que ele tem bons imóveis, bons inquilinos e uma boa administração. Veja abaixo outras vantagens dos FIIs:
O setor imobiliário por si só já é bem variado por ter muitas opções no mercado. E é nesta diversidade que, quem quiser ter uma rentabilidade a partir de um fundo do tipo, pode tirar proveito dessa diversidade. Há também a possibilidade de se ter vários papéis ou imóveis, tornando assim seu portfólio completo.
Obter um fundo imobiliário é mais fácil do que comprar ou vender um imóvel por conta. Primeiro, que a segunda opção é um processo extremamente burocrático e cansativo, pois há a necessidade de anúncios, pagamentos de impostos, corretoras, entre outros documentos. Já para um fundo imobiliário, basta acessar o site da corretora para realizar a transação.
O índice de liquidez de um fundo imobiliário é maior que o de um imóvel. Nos FIIs, há uma liberdade maior de vender as cotas, principalmente no que se refere a prazos. Cabe ressaltar que o índice de liquidez nada mais é do que a velocidade de resgate de um investimento.
Nada de negociações às cegas se você optar por um fundo imobiliário. Sempre haverá um gestor especializado à sua disposição para te ajudar a escolher as melhores alocações.
O investidor, com mais dinheiro no bolso, está isento de pagar o Imposto de Renda, em função da renda originada dos fundos imobiliários. Só há um pré-requisito para o investidor ser isento: ele ser pessoa física.
Além do que está escrito acima, tenho um vídeo preparado sobre as vantagens de um fundo imobiliário, que você pode ver abaixo:
O cenário está mudando e as pessoas estão se atraindo mais pelos fundos de investimentos imobiliários. Segundo a B3, a Bolsa de Valores do Brasil, passou de um milhão o número de CPFs com pelo menos uma cota de um FII até setembro do ano passado.
Mas, acredita-se que a marca dos dois milhões já foi superada. Um dos motivos para este tipo de investimento estar se tornando mais atrativo é o fato da renda variável estar em crescimento no país.
Por se tratar de renda variável, investir em fundos de investimentos imobiliários traz alguns riscos. Veja abaixo quais são:
E aí, aprendeu sobre os fundos de investimentos imobiliários? Saiba que é bom você saber não só para investir, mas também porque é conteúdo de prova. Então, já vim aqui te trazer um conteúdo completo. Espero que você faça bom proveito dele e absorva cada informação.
Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.