O que é call e put e qual a diferença entre eles?

Para quem quer adentrar e investir no mercado financeiro, tanto call, quanto put são termos extremamente necessários para fazer uma escolha sábia.

25/8/2022 16:45
capa do artigo

Foto: Site Getty Images

Você já ouviu falar ou sabe o que são opções financeiras? Então, é bom ficar comigo neste artigo, pois hoje vou tratar sobre isso, especialmente call e put, dois conceitos extremamente importantes dentro da bolsa de valores do Brasil e que são conteúdos de prova.

Siga adiante, guarde bem e mande o artigo para seus amigos que precisam saber disso! Mas, primeiramente, estas opções financeiras se tratam de derivativos, então é o momento de entender sobre eles.

O que são derivativos?

As opções se tratam de derivativos com remuneração derivando do preço de um outro ativo. São instrumentos financeiros com contrato bipartite e de vencimento determinado.

Cabe ressaltar que, em um derivativo, o lucro se origina da outra parte perder dinheiro. Sendo assim, a soma de tudo isso possivelmente dê zero e, juntando impostos e custos de transação, pode dar até valor negativo.

Analisando-se por si próprio, a origem de um derivativo está na hedge, ou demanda por proteção.

Um exemplo de derivativo que pode ser considerado é o seguro, pois o resultado final dele dependerá do que acontece com o carro até a data que vence o contrato.

Ou seja, se o seguro não precisar ser acionado, a seguradora sai ganhando o dinheiro que você pagou. Do contrário, se houver um acidente grave com o carro, a seguradora sai perdendo, pois precisará arcar com um valor maior do que o que recebeu.

O que é call e put?

Mas agora você deve estar se perguntando: qual a relação de derivativos com call e put? Neste mercado de opções do qual tanto call quanto put fazem parte, há o direito de compra e venda de ações da B3, a bolsa de valores do Brasil.

Não se trata de uma parte direta da empresa que o investidor adquire, mas sim apenas o dinheiro de compra e venda de ações. Por isso que se pode falar em congelamento de preços por um tempo.

Mas há uma diferença importante na compra direta das ações: o comprador ainda não virou sócio da empresa que selecionou. Isso pode ocorrer futuramente.

Diante disso, call significa que é possível ter o direito de compra de uma ação pelo preço que foi estabelecido por contrato no momento do acordo firmado. O objetivo central é que se acredita que o preço dos papéis vai subir num futuro.

Durante a call, se pode saber que ativo é, qual o objetivo, de onde vem, preço pré-estabelecido, além do prazo máximo para exercer o direito de compra.  

Quanto ao put, é possível ter o direito de venda de suas ações pelo preço que foi combinado durante a compra do papel, independente da uma eventual desvalorização do título.

Mas há um pré-requisito: a compra precisa ter sido efetivada dentro do prazo estabelecido para a venda ficar preço pré-determinado. O objetivo principal da put é o congelamento do preço para vender uma ação no mesmo valor, para o caso do seu rendimento cair.

A conclusão que se pode tirar de ambos é que na venda de uma call, torna-se bom que haja uma ameaça de desvalorização das ações que originam a própria call. Já na venda da put, a opção do investidor é abrir mão do direito de venda com preço estipulado conforme contrato para ficar com o valor pago por quem comprou tal ação.

O que diferencia call de put?

Tanto call, quanto put, tratam de um congelamento de preços das ações para um futuro, mas call se refere ao direito de compra de uma ação, enquanto que put é o direito de venda destas ações.

Para você não esquecer delas no momento das provas, fiz esse vídeo com um macete que certamente vai te ajudar bastante:

Que erros podem ser cometidos no call e put?

O primeiro e, talvez, o principal deles seja de não conhecer o próprio mercado, o que inclui desde as operações de call e put, até a especulação no futuro. E acabam surpreendidos.

Outro erro que pode custar caro para um investidor é não saber a hora de parar com um investimento, por não saber avaliar corretamente os riscos que estão dispostos a correr e, assim, seguem negociando os ativos.  

E tem mais um erro de investidores em call e put, que é o uso excessivo de alavancagens, pela possibilidade de uma rentabilidade bem atrativa. Assim, compram mais ativos do que o necessário e as chances de prejuízo aumentam também.  

Outro aspecto para se ficar atento é quanto às datas de vencimento das opções, pois no Ibovespa é uma e nas ações são outras.

Quais são as estratégias com call e put?

São quatro estratégias que tendem a dar certo, como você pode ver no vídeo abaixo:

  • Compra de call: que é quando existe o direito de comprar riqueza pelo preço pré-determinado
  • Compra de put: que é quando há o direito de vender um ativo por preço pré-determinado
  • Venda de call: existe a obrigação em vender a ação pelo preço pré-determinado, focando assim no prêmio.
  • Venda de put: existe a obrigação de comprar a ação pelo preço pré-determinado;.

Existe também a estratégia de venda descoberta de put. que é quando o investidor vende calls de uma ação que ele não possui. Assim, se acredita na desvalorização da moeda.

A estratégia de compra call e put significa que o investidor espera lucrar com a diferença dos dois, pois está investindo na compra e na venda simultânea.

Um pouco parecida com a anterior, está o call e put simultâneos, que visa se aproveitar do dinheiro com a diferença dos preços em exercício.

Quais as vantagens e desvantagens do call e put?

A principal vantagem está num sentido de proteção, especialmente no que se refere à opção de compra, em que o investidor não paga no futuro um valor maior do que o atual. Para o caso de opção de venda, a proteção ocorre para o investidor não receber um valor abaixo do negociado atualmente.

Ao pensar em boas estratégias para você, as chances de um bom retorno de dinheiro são maiores e, assim, verá que valeu a pena o investimento.

Quanto às desvantagens, pense no seguinte cenário: ao comprar uma ação de venda, o valor da ação ficou maior na data de vencimento que o predeterminado. Isso significa que o investidor pode perder dinheiro.

Um cenário contrário a esse também pode acontecer, no caso de ter feito um valor de compra e o preço da ação, na data de vencimento, estiver menor. Assim, é mais uma desvantagem e por isso que se tratam de estratégias de risco.


E aí Tubarão, aprendeu mais sobre call e put? Percebeu que ferramentas poderosas são essas opção de compra e de venda? Mas, também deve ter visto o quanto é preciso tomar cuidado com o seu uso, pois qualquer comportamento errado pode acabar com o seu patrimônio.

São derivativos que podem proteger sua carteira quando usados de maneira inteligente, mas que o estrago também pode ser bem grande, caso não saiba usá-los. São mais baratos que ações e tem potencial elevado de retorno, o que os deixa atrativos. Mas, são de alto risco.

E este e outros conteúdos que caem na sua prova você pode aprender direitinho nos meus cursos, com macetes para melhor fixá-los em sua mente. Venha ser meu aluno!

Relacionados

ASSINER E RECEBA

Materiais de estudos grátis

Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.

Muito obrigado!
Sua resposta foi submetida com sucesso. Agradecemos pela seu contato!
Ir para home
Oops! occoreu um erro ao enviar o formulário.
tocando tubarao