Método Lasanha: O método que me aprovou nas certificações

O Método Lasanha me ajudou a estudar sem perder a motivação. E foi um dos diferenciais para eu conseguir ser aprovado nas minhas certificações. Venha conhecer!

10/10/2024 15:10
capa do artigo

Você sabia, Tubarão, que o reconhecimento é o que impulsiona o ser humano em suas diversas atividades, incluindo os estudos?

Receber feedback sobre a qualidade do que fazemos nos ajuda a avaliar o progresso, corrigir os erros e nos motivar a continuar. 

Por isso vou te ensinar o método que me ajudou a conquistar todas as minhas certificações: o Método Lasanha! Isso mesmo, Tubarão, o Método Lasanha, é como cozinhar: você faz o trabalho, mas são os outros que avaliam o resultado. 

O Método Lasanha é uma abordagem prática e colaborativa, baseada no feedback e no compartilhamento de conhecimento, você aumenta a chance de reconhecimento por seu esforço, enquanto reforça sua própria compreensão dos temas. 

Eu criei este método em um dia que estava fazendo uma lasanha na minha casa (por isso o nome do método). Ao cozinhar, o cozinheiro (no caso eu) prova a comida antes de servir. Então, já na mesa, perguntava para as pessoas se elas tinham gostado.

E isso tem um motivo especial: o ser humano é movido pelo reconhecimento. Foi aí que resolvi adaptar isso para os estudos! Algumas formas de você “materializar” o que você aprendeu e, também, assim como quando faz uma lasanha, receber “feedbacks” do seu estudo.

O ciclo de ensinar, ouvir e ser reconhecido é uma poderosa ferramenta de motivação e desenvolvimento contínuo, aqui estão algumas estratégias práticas para maximizar sua jornada de preparação para certificações:

Criar um grupo e fazer seu próprio podcast

Monte um grupo no WhatsApp com seus colegas de banco ou até mesmo com os amigos e grave áudios sobre os tópicos que você estudou é uma ótima forma de consolidar o conhecimento. 

Ao transformar seus estudos em mini podcasts, você pratica a comunicação, organiza melhor as informações e ajuda os outros também a aprenderem.

Comece gravando áudios curtos, como se fosse um podcast, e compartilhe com o grupo. Explique conceitos, faça resumos e crie exemplos práticos para que os outros membros entendam. Isso também permite que você receba feedback imediato e aprimore sua forma de ensinar.

Escrever artigos no LinkedIn

Escrever artigos no LinkedIn é uma excelente forma de levar informações para outras pessoas, consolidar seu conhecimento e aumentar sua presença online. Você não só ajuda quem está no mesmo processo de estudo, como também se posiciona profissionalmente na rede.

Ao final de cada aula ou estudo, escreva um artigo que resume o conteúdo que você aprendeu e os principais pontos de cada conteúdo. Inclua exemplos práticos, links para recursos adicionais e compartilhe sua experiência com o tema.

Criar uma sala de aula

Junte pessoas que também estão estudando para a mesma certificação e troque conhecimentos através de aulas. Cada um pode dar uma aula sobre um tema específico, o que fortalece a interação e promove um aprendizado mais dinâmico.

Organize reuniões periódicas, seja online ou presencialmente, e divida os tópicos entre os participantes. Cada um prepara uma pequena aula sobre um módulo ou tema, apresentando suas explicações e resolvendo questões com o grupo. 

Gostou do conteúdo, Tubarão? Para você se aprofundar ainda mais no tema, preparei para você um vídeo que explico em detalhes como esse método me ajudou a conquistar todas as minhas certificações, clique aqui e não perca esse conteúdo, Tubarão:

Relacionados

ASSINER E RECEBA

Materiais de estudos grátis

Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.

Muito obrigado!
Sua resposta foi submetida com sucesso. Agradecemos pela seu contato!
Ir para home
Oops! occoreu um erro ao enviar o formulário.
tocando tubarao