A diferença principal entre liquidez e rentabilidade é que a primeira é a agilidade em converter ativos em dinheiro. Já a segunda é a capacidade de gerar lucro.
Foto: Site Pixabay
São dois termos confusos do mercado financeiro, mas estou aqui para esclarecer as diferenças entre ambos: liquidez e rentabilidade. Já te adianto que são diferenças conceituais, especialmente porque um se refere ao lucro e outro na transformação de ativo em dinheiro.
Não esqueça: estes dois termos costumam andar em direções opostas nos investimentos. E aí, bora entender, Tubarão?
Liquidez é a facilidade com que um ativo, seja ele dinheiro, títulos, ações ou outros bens, pode ser rapidamente convertido em dinheiro sem causar uma grande alteração no seu valor de mercado. Em outras palavras, é a capacidade de transformar um ativo em dinheiro de forma eficiente e sem perdas significativas de valor.
Ativos líquidos são aqueles que podem ser facilmente comprados ou vendidos no mercado a preços próximos ao seu valor de mercado atual.
Por outro lado, ativos ilíquidos são aqueles que não podem ser facilmente convertidos em dinheiro sem afetar consideravelmente seu valor, o que pode ocorrer em mercados com pouca demanda ou com restrições para a venda.
A liquidez é uma característica importante para investidores e empresas, pois influencia a rapidez com que podem acessar fundos quando necessário. Investir em ativos líquidos normalmente é considerado menos arriscado, pois proporciona a flexibilidade de mudar de investimento ou usar o dinheiro para diferentes fins de maneira mais ágil.
Por outro lado, ativos ilíquidos podem ser mais desafiadores de gerenciar, pois pode levar mais tempo para convertê-los em dinheiro.
Existem métricas e indicadores específicos para medir a liquidez de um ativo ou de uma empresa, como o índice de liquidez corrente e o índice de liquidez seca, que avaliam a capacidade da empresa de pagar suas obrigações de curto prazo usando seus ativos circulantes mais líquidos.
Rentabilidade é a medida da capacidade de um investimento ou negócio gerar lucro em relação ao valor investido ou ao capital empregado. É uma medida fundamental para avaliar o desempenho financeiro de uma empresa, ativo ou estratégia de investimento.
A rentabilidade é geralmente expressa como uma porcentagem e pode ser calculada de diferentes maneiras, dependendo do contexto:
A rentabilidade é um indicador crucial para investidores, empresários e gestores financeiros, pois fornece insights sobre a eficiência e a lucratividade das decisões financeiras e estratégicas.
Veja abaixo as principais diferenças entre liquidez e rentabilidade, além da diferença conceitual:
Sendo assim, a liquidez está relacionada à capacidade de converter ativos em dinheiro de forma rápida e eficaz, enquanto a rentabilidade se refere à capacidade de um investimento ou negócio gerar lucros em relação ao valor investido.
Estes dois termos, em conjunto com a segurança, formam um tripé dos investimentos, mas que não acontecem de forma equilibrada. Isso se deve ao fato de que não se encontra um investimento que tenha ótima rentabilidade, alta liquidez e seja seguro. Ou seja, escolher um destes atributos significa que você deixará outro de lado…
Por exemplo, um investimento com alta liquidez não necessariamente terá uma alta rentabilidade. Caso tenha as duas, há boas chances do risco desse investimento ser alto. E aí está o motivo para ficar atento com cada uma destas características antes de escolher qual investimento será o seu.
Para ficar por dentro de assuntos do momento, conteúdos de prova, dicas de carreira, fique de olho aqui no blog. O mesmo acontece nas minhas redes sociais, especialmente Instagram e YouTube.
Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.