Veja dicas para ser aprovado na sua certificação financeira

As provas das certificações financeiras têm conteúdos que se repetem. Como quero facilitar a sua vida, trago dicas de conteúdos para não esquecer no exame.

22/11/2022 16:25
capa do artigo

Foto: Site Andresan

Não sei se você já se ligou, mas as provas das certificações financeiras costumam ter conteúdos parecidos, sejam elas da Anbima, Ancord, Planejar, enfim. Conteúdos que se repetem, então nada melhor que fixá-los bem na sua mente!!

Para isso, preparei este artigo repleto de dicas dos conteúdos em comuns destas provas, porque eu sempre me preocupo em te trazer a melhor preparação para o seu exame.

Por isso, venha comigo!!

FGC: como funciona?

O FGC, ou Fundo Garantidor de Crédito, funciona como uma garantia de pagamento ao credor, para o caso da instituição financeira não honrar seus compromissos.

Aqui, outro ponto relevante é que este fundo cobre algumas coisas e não cobre outras. Nele, há dois títulos que podem ser bem confusos: Letra Financeira e Letra de Câmbio.

Letra Financeira = Lucas Ferrado

  • LF, pois a pessoa está ferrada e não tem cobertura do fundo

Letra de Câmbio = Lucas Coberto

  • LC, porque está coberto pelo fundo  

IPCA e IGP-M

Aqui a dica não está nas próprias siglas, que significam Índice de Preços ao Consumidor Amplo e Índice Geral de Preços - Mercado; mas sim em quem calcula e divulga cada um destes índices. Por isso, para fixar:

IPCA

  • Tem quatro letras
  • É calculado e divulgado pelo IBGE, que também tem quatro letras

IGP-M

  • Tem um G no meio da palavra
  • A letra G também está presente em FGV, que é quem calcula e divulga este índice.

Composição do IGP-M

O assunto da vez é o IGP-M novamente. Este é um índice que mede preços de produtos que vão ao consumidor final. Nesta medição, entram também matérias-primas e bens industriais.

O IGP-M é formado por três subíndices:

  • IPA - O peso é de 60%
  • IPC - O peso é de 30%
  • INCC - O peso é de 10%

E como decorar estes pesos? Aqui tenho uma dica valiosa para você: 60 na cadeira, se vira nos 30 e tira 10 na hora da prova!! Acho que essa é infalível, não é mesmo Tubarão?

LTN e LFT

A sigla LTN significa Letra do Tesouro Nacional e é um título público prefixado, além de um investimento em renda fixa. E qualquer pessoa que tenha conta em corretora de investimentos pode investir.

Já LFT significa Letra Financeira do Tesouro e se refere ao Tesouro Selic, que é de renda fixa, pós-fixado e com rentabilidade em que variação ocorre de acordo com a Taxa Selic.

Mas aqui não vamos falar tanto dos conceitos, mas sim de amor!! Isso mesmo, mais especificamente Tesão. Calma, não vou dar dicas amorosas, e sim é preciso olhar para a posição do T, ou tesão.

  • LTN - O T vem antes, ou seja, precoce. E isso se remete a prefixado
  • LFT - O T vem depois, ou seja, se remete a pós-fixado

As semelhanças são muitas entre ambos: sem ou baixo risco (pelo menos), liquidez alta. A principal diferença está na rentabilidade: enquanto que na LTN o investidor sabe exatamente quanto vai ganhar, o mesmo não ocorre com a LFT.

A partir disso, há duas possíveis conclusões: os mais conservadores tendem a se sentir mais seguros em investir na LTN. Já quem busca um rendimento maior, pode optar pela LFT, dependendo da taxa de juros que vem junto.

Cálculo do PIB

Já é de conhecimento geral que o PIB é a soma de todos os serviços e produtos finais produzidos por um país. O cálculo do PIB é realizado pelo IBGE e o valor é representando em reais.

E a dica de hoje está exatamente na fórmula do PIB, sob a ótica do consumo, a qual é:

C+I+G+Nx

Sendo que:

  • C - Consumo
  • I - Investimentos
  • G - Gastos do Governo
  • Nx - Exportações Líquidas

Para decorar, te indico uma frase: Cara Inteligente Gosta de NXZero; Cara Idiota Gosta de NXZero; Cerveja Itaipava Gelada é Noix.

Tipos de Tributação

Tubarão, eu sei que esse assunto é sempre complicado, especialmente no que se refere ao que vem antes: IOF (Imposto sobre Operações Financeiras ou IR (Imposto de Renda).

Para saber quem vem primeiro, basta lembrar da ordem alfabética:

IOF > IR = Ou seja, o IOF vem antes do IR.

Come-cotas

Primeiramente, é preciso ressaltar que come-cotas é a antecipação semestral do Imposto de Renda dos fundos de investimentos. O pagamento é sempre realizado no último dia útil de maio e de novembro.

E como lembrar disso? Antes da dica, preciso ressaltar que o imposto incide sobre o seu ganho, especialmente no que se refere aos produtos de investimentos. E muita gente não gosta de pagar imposto, não é mesmo?

Agora, para lembrar das datas, pense que novembro se refere ao mês de quem já foi desta vida para uma melhor. E morte não é legal. E, sobre maio, você lembra do casamento, que é outro momento em que se morre para a vida (brincadeira rs).

Cabe ressaltar que o come-cotas se refere exclusivamente à valorização de patrimônio. Portanto, não tem relação com o dinheiro que foi investido.

Títulos Públicos dos EUA

Aqui a dica valiosa se refere ao prazo destes títulos.

  • T-Bill - Você se lembra do Bill Clinton? Aquele que fez certas brincadeiras rapidinhas com a estagiária. Então, sendo rápido, cabe a você lembrar que este título é de até 1 ano.
  • T-Note - Quanto ao termo “note”, faça a associação com nota máxima do colégio, pois é um título cujo prazo máximo é de 1 a 10 anos.
  • T-Bond - Você deve conhecer o famoso ator James Bond, não é mesmo? Pois ele, além de famoso, nunca morre. Sendo assim, este título tem o prazo superior a 10 anos.

SWAP

Aqui, vamos falar sobre contrato de SWAP, o que pode te remeter ao SWING, ou troca. E quando falo em troca, estou me referindo a que não há regras. Em outras palavras, é um contrato não padronizado.

Para ficar mais claro, você entrega algo que você não quer, para pegar um indexador/indicador que você queira no contrato.

SWAP é um tipo de derivativo em que ocorre um acordo de duas partes para a troca de fluxos de caixa, que são baseados em um determinado valor, prazo ou outras condições que possam ter. Estas duas partes podem ser duas empresas, dois investidores ou uma empresa e um investidor.

PGBL e VGBL

O PGBL, ou Plano Gerador de Benefício Livre, fala de uma conservação de recursos financeiros. Trata-se de uma modalidade da Previdência Privada, mas também considerada um complemento à previdência social.

Já o VGBL, ou Vida Gerador de Benefícios Livres, se refere também é uma modalidade da Previdência Privada e é indicada para quem gostaria de fazer o planejamento sucessório, ou seja, definição de quais herdeiros ficarão com o dinheiro.

Após relembrar os conceitos, vamos para a dica da prova, no que se refere à dedução:

  • PGBL - Começa com P de pode deduzir da base do Imposto de Renda até 12% da renda bruta anual.
  • VGBL - Começa com V de Vixe!! Ou seja, não pode deduzir.

Mas, entre os dois, há um detalhe importante: no momento do resgate, o PBGL tributa sobre o valor total deste resgate, pois já teve a dedução no momento em que você fez a aplicação. Já o VGBL tributa apenas sobre a rentabilidade.

E aí, você já se sente preparado para realizar os exames das certificações financeiras? E preciso te confessar: a sensação de contribuir diretamente nos seus estudos é incrível!! Amo lecionar e saber que posso estar mudando a vida de alguém a partir da educação.

Quando recebo a mensagem de cada aluno sendo aprovado, a emoção vem muito forte! Mas eu quero mais: quero ter mais alunos, transformar mais vidas, formar pessoas que entrem de vez no mercado financeiro e sejam destaques. Por isso, venha estudar comigo que você vai ter a melhor preparação para uma das certificações do mercado financeiro!!

Relacionados

ASSINER E RECEBA

Materiais de estudos grátis

Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.

Muito obrigado!
Sua resposta foi submetida com sucesso. Agradecemos pela seu contato!
Ir para home
Oops! occoreu um erro ao enviar o formulário.
tocando tubarao