A certificação CFP® habilita o profissional a trabalhar como planejador financeiro e é uma das mais desejadas e respeitadas dentro do mercado
Foto: Site Guia do Investidor
Imagina ter ao lado do seu nome a palavra CFP®? E que maravilhoso isso seria, não é mesmo? Pois esta é das mais respeitadas certificações que há dentro do mercado financeiro.
A sigla CFP® significa Certified Financial Planner, ou traduzindo, Planejador Financeiro Certificado. Esta certificação é destinada para quem quiser trabalhar com gestão direta do patrimônio de clientes.
Ela pode ser o principal diferencial para planejadores financeiros pessoais. E, neste processo de investimento, se engloba desde o seu planejamento até a sua execução.
Seu principal objetivo é que o profissional tenha o mais alto nível de conhecimento e atitudes, independente do produto ou serviço oferecido. Isso se justifica pela exigência de aprovação na prova, o que você pode ver mais adiante.
Cabe ressaltar que o CFP® não é uma certificação obrigatória. Porém, é extremamente recomendável e tida como pré-requisito pelas companhias a quem quiser atuar como planejador financeiro.
No Brasil, a entidade que gere esta certificação é a Planejar, ou Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. Foi criada em 2000 com a missão de elevar o padrão de planejadores pessoais no país. E ela responde ao FPSB (Financial Planning Standards Board), que é a entidade que gerencia, desenvolve e promove a marca CFP® no mundo todo.
Pode-se salientar que esta certificação está presente em 26 países, segundo o FPSB. Quanto à quantidade de profissionais, só no Brasil, são mais 6,1 mil planejadores financeiros com CFP®. Isso torna o país como o de maior crescimento de profissionais habilitados na comparação com o mundo. Para você ter uma ideia, só entre 2017 e 2018, o crescimento foi de 17%.
E, mesmo em crescimento visível, ainda sim pode-se dizer que há poucas pessoas com esta certificação. Ou seja, na comparação com as outras, você ter esta certificação representa um enorme diferencial. Veja ilustrado abaixo esta proporção:
Para conseguir tirar o certificado CFP®, você depende destes pré-requisitos da FPSB:
Gostaria de lembrar que, mesmo que você seja aprovado no exame e que já tenha conseguido a assinatura necessária para a sua certificação, esta só pode ser emitida após ser comprovado que você tem ensino superior completo e experiência profissional de, agora, 5 anos no mínimo.
E, para eu ter falado em 'agora' logo acima, significa que a Planejar mudou algumas regras da certificação CFP® para este ano. Vou explicá-las logo a seguir!
A certificação CFP® passou por mudanças, que entraram em vigor em 2022. Estas alterações não foram no momento da prova e em seu conteúdo, mas sim na experiência. Basicamente, foram três mudanças:
E o impacto das mudanças também afeta quem tinha a certificação em andamento da seguinte maneira:
Para você entender melhor sobre estas mudanças, gostaria de recomendar o vídeo que fiz explicando tudo a respeito.
O processo de manter a sua certificação CFP® deve ocorrer a cada 2 anos, a partir da comprovação de 30 créditos em educação continuada. Deve-se lembrar que estas atividades são definidas pela Planejar.
Preciso te lembrar também que existe uma anuidade a ser paga, no valor de R$ 875,00, a qual se refere ao selo internacional do CFP (Certified Financial Planner).
O exame CFP® acontece 3 vezes por ano, cada um deles com 140 questões de múltipla escolha. A duração da prova é de sete horas e cinco minutos: na parte da manhã, é das 9h até às 13h com os módulos 1 e 2; e, à tarde, é das 14h30 até às 17h35 com os módulos restantes.
Para ser aprovado, você precisa pelo menos acertar 70%, sendo que cada módulo deve ter o acerto mínimo de 50%. A prova não é só teórica, então você precisará utilizar calculadora HP-12C. E, falando em módulos, vamos vê-los e qual o seu peso na prova:
Para fixar melhor, veja a ilustração abaixo:
O exame pode ser realizado a partir de dois formatos disponíveis aos candidatos: completo, em que sua realização é em apenas um dia; e o modular, o qual sua conclusão deve ocorrer no prazo de 2 anos.
Obviamente, estude! Mas pense que seu tempo de preparação tem como ponto de partida o seu conhecimento prévio sobre os conteúdos. Analise também qual o tamanho da sua facilidade em assimilar uma nova matéria.
Outro ponto essencial é que seu tempo de estudo deve ser produtivo. Um dos principais motivos para a aprovação é a qualidade de estudo e não a quantidade.
Para uma organização mais elaborada, prepare uma jornada entre 170 e 200 horas de estudo. A partir de então, divida essas horas em um cronograma de 60 a 80 dias de estudo, de acordo com a sua disponibilidade.
Então, dentro do cronograma, você pode dividir o tempo dos estudos em:
E, falando em exercícios, preparei uma playlist do YouTube com várias questões resolvidas. Então clique aqui e turbine seus estudos!
Lembre-se de que não há problema de você deixar de estudar por um dia, seja qual for o motivo. O mais essencial é cumprir o cronograma previsto.
Sabe por que recomendo juntar aula com exercícios? Pois assim você coloca em prática o que você aprendeu no que assistiu. Isso aumenta sua familiaridade com cada conteúdo e você saberá o que priorizar, seja no momento de estudos ou mesmo no momento da prova.
No período mais próximo à prova, foque nos exercícios, pois assim saberá se realmente entende cada alternativa. E tem algo muito importante: não decore as questões, pois saber explicá-las é o jeito mais eficaz de escolher a certa.
E, como consequência, você estará mais perto de ser aprovado. E quanto ao que deve ser decorado, recorra a macetes que torne tudo mais fácil.
Saiba que estas são apenas dicas do que funciona bem para conseguir a aprovação e não estou te obrigando a usar isso. Tanto que, se você tiver um método de estudos próprio e eficaz, mantenha-se nele. Eu vou deixar uma outra opção, que é o famoso 'Método Lasanha', num vídeo explicativo. Preste atenção abaixo:
Então, você tirou a certificação CFP®. Neste momento, passou a ser um planejador financeiro, também conhecido como Financial Planners ou Financial Advisors. A partir de agora, depende de você e de seus conselhos que os clientes possam gerir melhor suas finanças e investimentos.
E é a partir destes conselhos que eles atingirão seus objetivos, sejam de qual gênero for. Podem variar desde comprar uma casa, abrir uma empresa, até mesmo viajar, por exemplo.
Por este motivo, pode-se até dividir o planejador financeiro de dois modos:
E aí está mais um motivo para esta certificação ser muito desejada. É a alta qualidade de trabalho que alguém que a conseguiu tem. Isso torna a pessoa extremamente habilitada para cumprir suas funções.
E diante de tudo isso que falei acima, você está pensando em se tornar um CFP®? Quer conseguir a certificação mais desejada do mercado? Saiba que aqui tenho um curso em que consigo te acompanhar de perto, realizando correção de exercícios.
Também trago os conteúdos que caem na prova, dando dicas para fixá-los bem na sua mente. Eu quero segurar sua mão e só largar no momento da aprovação. Seja um CFP®!
Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.