Visando a preparação para o próximo Exame da certificação CFP®, a Planejar anuncia mais mudanças em relação ao que é preciso para ser um planejador financeiro.
Foto: Site Certifiquei
Mais uma vez a Planejar traz mudanças para o próximo Exame do CFP®, que será o 41º. E eu vim aqui para te deixar bem atualizado sobre o que aconteceu.
Imagino que você, ao ler isso, deva estar imaginando que tenha a ver com conteúdos novos. Mas, as mudanças não giram em torno disso.
Ou seja, a formação para você se tornar um planejador financeiro e chegar ao topo do mercado financeiro segue a mesma. Por isso, confira este artigo e venha entender o contexto desta prova da Planejar.
Não sei se você lembra, mas já era obrigatória para o 41º Exame a entrega do Plano Financeiro Integrado, com a aprovação no curso “Como desenvolver um Plano Financeiro”. Esta obrigatoriedade, porém, não existe mais.
Mas ela só caiu para quem for prestar e for aprovado no 41º Exame. A partir do 42º, a obrigatoriedade da entrega volta para os candidatos aprovados.
É necessário também retornar para o início deste ano, quando já tinham sido anunciadas pela própria Planejar outras mudanças para o 40º Exame. Elas se resumem a:
E tem mais: as mudanças não se resumiram só a isso, pois teve impacto também em quem já estava com a certificação em andamento antes do 40º Exame que ocorreu neste ano.
E o impacto se deu da seguinte maneira:
Eu inclusive já fiz vídeo contando destas mudanças, que você pode ver abaixo:
Além da entrega deste Plano Financeiro Integrado após a aprovação, para obter a certificação CFP®, é preciso:
Por isso que quando alguém é aprovado no Exame CFP®, este não recebe imediatamente a certificação e o direito ao uso da marca CFP®.
E não basta só conquistá-la, é preciso também mantê-la. E, para isso, será necessário pagar uma anuidade no valor de R$ 875,00. Esta anuidade se refere ao selo internacional do CFP®. Só que não para por aí, pois a cada 2 anos, será preciso comprovar 30 créditos de educação continuada.
Se você não se lembra, eu estou aqui para isso. O 41º Exame CFP® acontece no dia 21 de agosto. Já o 42º Exame será só no dia 13 de novembro. Então, já fique de olho no edital do próximo exame entrando no site da Planejar.
Sabe o que isso significa? Que você tem tempo para entender estas mudanças. Algumas delas já entraram em vigor. O último exame 40º já aconteceu em maio e as novas mudanças estão no ar já.
A resposta é sim, até porque não seria nada legal com cada aluno que o curso CFP® não acompanhasse as mudanças que ocorreram na realização do último exame.
Já vou te adiantar que não houve mudança de conteúdo na prova. Ou seja, não há mudanças no conteúdo que cai nela que eu ensino aqui no meu curso.
O que aconteceu foi uma nova banca, que é a conhecida FCC, ou Fundação Carlos Chagas. E você deve estar se perguntando agora: o que isso significa?
Anteriormente, as questões eram baseadas na Anbima. A diferença é que agora a FCC é quem ganhou a autoria para criar as questões dos conteúdos do edital. E ela mudou bastante o padrão destas questões, o que você pode ver na live que fiz abaixo:
Cabe ressaltar que a FCC realiza, além das certificações, concursos públicos, vestibulares, processos seletivos, treinamentos, vestibulares, entre outros.
A responsável aqui no Brasil por gerir a certificação CFP® é a Planejar, cuja sigla significa Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. Já em âmbito mundial, quem comanda é o FPSB (Financial Planning Standards Board). Ou seja, a Planejar responde ao FPSB.
A Planejar existe desde 2000 e foi pensada visando o aumento do padrão e da qualidade dos planejadores financeiros no país. Além disso, é a representante da entidade mundial que busca espalhar em todo o lugar a marca CFP® (Certified Financial Planner).
Você já deve ter me ouvido falar e lido bastante sobre a prova CFP®, mas não custa recordar algumas coisas. A primeira é que a prova tem a duração de sete horas e cinco minutos.
Mas, não são sete horas seguidas. Este tempo é dividido entre o turno da manhã e o da tarde. A parte da manhã começa às 9h e vai até às 13h, enquanto que a tarde é das 14h30 até 17h35.
O percentual de acerto para você conseguir a aprovação é de 70%, com cada módulo sendo obrigado a ter acerto mínimo de 50%. Como há cálculos, leve a calculadora HP-12C.
São 140 questões, divididas entre esses conteúdos: Planejamento Financeiro e Ética; Gestão de Ativos e Investimentos; Planejamento de Aposentadoria; Gestão de Riscos e Seguros; Planejamento Fiscal; Planejamento Sucessório. O percentual da quantidade destas questões você pode ver neste artigo que fiz específico sobre a certificação CFP®.
E aí Tubarão, entendeu todo o processo de mudanças que a Planejar está trazendo para o CFP®? São atualizações constantes, mas que todas de um tranquilo entendimento, então é bem viável se inteirar a respeito delas.
E claro, espero que tu esteja pensando em se tornar um CFP® e chegar ao topo do mercado financeiro. E eu posso te ajudar a chegar lá, pois eu seguro a tua mão desde o início e só largo quando você estiver aprovado. Por isso, venha fazer meu curso que é bem atualizado, tudo visando te proporcionar a melhor formação.
Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.