Dentro do mercado financeiro, há, basicamente, duas opções de qualificação: o MBA e as certificações financeiras. Mas qual delas é melhor para fazer?
Foto: Site Faculdade Laboro
O constante crescimento do mercado financeiro brasileiro tem se mostrado absolutamente promissor com sua alta demanda de serviços de venda e compra de ativos financeiros.
Isso se deve ao fato de que o cidadão brasileiro está cada vez mais preocupado em administrar bem seus recursos financeiros.
Essa alta demanda de serviços têm se refletido nas grandes instituições financeiras no que se refere à busca de profissionais qualificados para trabalhar neste mercado.
E diante de um cenário tão competitivo – em que muitos desejam fazer parte e conquistar seu espaço – é imprescindível a busca e aquisição de conhecimento para a qualificação do profissional da área.
Mas qual a melhor opção, entre MBA e certificações financeiras, para quem deseja se qualificar para esse mercado?
Caso você tenha vontade de fazer parte e trabalhar nesta promissora área, mas ainda não sabe diferenciar os dois temas e, dessa forma, tomar uma decisão, fique tranquilo(a).
Traremos nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre os dois assuntos e, enfim, te ajudarmos a dar o primeiro passo para a busca da sua vaga no mercado financeiro.
Confira:
O que significa a sigla MBA? Original do inglês (Master of business Administration), sua tradução em português significa “Mestrado em Administração de Empresas”.
Nada mais é do que uma pós-graduação, para profissionais que desejam se especializar e adquirir conhecimentos em gestão e administração.
O tempo de duração de um MBA pode variar de acordo com a modalidade e a instituição de ensino, entre 1 e 2 anos.
Normalmente, é procurado tanto por profissionais recém-formados, quanto os que já tem algum tempo de atuação em sua área.
Aqui estão algumas das áreas abordadas por essa especialização:
Como você pode ver, o MBA possui uma série de opções que permitem ao aluno escolher a especialidade mais adequada para suas necessidades ou carreira profissional.
Entre essas especialidades, está a especialização financeira intitulada como MBA em finanças.
Nesse aspecto, o MBA especialista em finanças tem uma visão melhor sobre o funcionamento da empresa, motivado pelo conhecimento que tem sobre as movimentações financeiras que faz, bem como o investimento necessário para que a empresa cresça.
Isso abre a possibilidade de ascender profissionalmente, como por exemplo, ao Gerente Geral.
As certificações financeiras funcionam como uma espécie de selo ou validação, para mostrar que você tem qualificação o suficiente para atuar no mercado financeiro.
Inclusive, para quem deseja trabalhar em instituições financeiras, em muitas delas, é obrigatório possuir algumas certificações específicas.
Ou seja, são essenciais para validar o profissional e seu conhecimento técnico, dentro de todo o mercado financeiro.
As certificações permitem que você esteja apto para atuar em determinadas funções.
Para obter, é necessário passar por uma prova e acertar o percentual mínimo das alternativas, normalmente de 70%. O que costuma variar é a quantidade de questões, dependendo do tipo de certificado.
Há diversos tipos de certificações, cada uma delas com sua importância e benefícios particulares.
Aqui algumas certificações financeiras que você pode obter:
Para os profissionais da área financeira é muito importante atualizar sua formação constantemente.
Além de adquirir as qualificações que apoiam esse conhecimento para serem mais competitivos no campo do trabalho.
Em suma, para quem deseja trabalhar e se aprofundar no mercado financeiro, certificações são indispensáveis.
Fazer um MBA ou obter uma certificação financeira lhe dará uma melhor compreensão das profissões financeiras, além de oferecer designações reconhecidas internacionalmente. No vídeo abaixo, você pode entender bem para que serve cada um:
Alguns podem optar por obter ambos, formação em elementos amplos e específicos das finanças, além de credenciais para validação de seu conhecimento técnico.
Aqui estão as diferenças entre certificações e MBA:
1. Tipo de aprendizado
Um programa de MBA tem um cronograma de aulas e segue a grade da instituição que o oferece. Já os certificados são um programa de auto-estudo realizado no seu próprio ritmo e de acordo com seu cronograma de trabalho.
Um programa de MBA é mais social, com projetos de equipe e networking, enquanto os certificados é algo voltado para o aprimoramento profissional pessoal, que você pode fazer por conta própria.
2. Nível de conteúdo
Em um MBA você terá um conteúdo de forma mais geral, em um nível mais amplo.
Enquanto que, com um certificado, você se concentrará em aprender intensamente, um conteúdo mais focado e objetivo.
Um MBA expõe você a todas as facetas da operação empresarial, é aceito por quase qualquer empresa, e funciona bem para aqueles que estão indecisos sobre qual indústria entrar.
Já nas certificações, é muito mais focado em gestão de portfólio, investimentos, pode ser um diferencial valioso para os interessados em desenvolver uma carreira no setor financeiro mais amplo.
3. Habilidades adquiridas
Com um MBA, você aprende habilidades gerais de gestão que podem ser aplicadas em todas as indústrias e funções.
Enquanto as habilidades aprendidas através de um certificado se concentram em finanças e investimentos.
4. Custo
O custo de fazer um MBA é muito maior do que obter certificações, pela questão de tempo e formação.
Os preços dos exames de certificados variam de acordo com os prazos de inscrição e taxas de inscrição.
5. Compromisso de tempo
Tanto um MBA quanto um certificado financeiro, exigem tempo de investimento e estudo, embora de formas diferentes.
Os alunos de MBA em tempo integral podem concluir o programa em dois anos ou menos ou realizar estudos de meio período.
Um certificado financeiro, requer apenas horas de preparação e estudo, podendo ser adquirido em poucos meses, dependendo de sua dedicação.
Muitas pessoas têm empregos em tempo integral enquanto buscam um certificado, e tiram uma folga entre os níveis de teste para permitir uma preparação adicional.
O MBA e certificados financeiros são programas altamente valiosos.
No entanto, o certificado financeiro é, em grande parte, muito mais valioso para o mercado financeiro se você está interessado em se tornar um especialista em finanças.
Acima de tudo, a sociedade atual exige profissionais especializados na área com capacidade analítica, para estimar as mudanças que podem ocorrer no campo financeiro, tanto na economia quanto na vida das próprias pessoas.
Na realidade, ambos são essenciais para quem quer se destacar no mercado financeiro, e podem se complementar.
Para profissionais da área de finanças, bancos e bolsa de valores, os certificados financeiros são uma excelente forma de se destacar nas empresas pelo seu nível de demanda.
Uma boa estratégia para você que quer atuar no mercado financeiro, pode ser começar a obter primeiro os certificados, por ser mais rápido e ter um investimento menor.
Com o tempo, você pode investir também em um MBA para complementar seu conhecimento e qualificação.
Quanto maior o nível de reconhecimento da instituição emissora, mais atrativo será você será ao se apresentar a uma empresa.
Além disso, ambos também funcionam como um motor de crescimento pessoal para o profissional e o motivam a ser independente e usar o mercado financeiro a seu favor.
Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.