A interpretação de texto é um dos erros mais comuns nas provas e, por isso, trago estas dicas aqui, a fim de torná-la mais eficaz e melhorar a sua compreensão.
Foto: Site Pixabay
Tubarão, quer saber uma coisa que eu reparei? A maioria dos erros nas questões das provas são por conta de uma interpretação equivocada das questões. Sim, Tubarão, os erros de provas de concurso, vestibulares, ENEM, entre outros exames se repetem nas provas das certificações financeiras.
Por isso, venho aqui com este artigo de extrema importância para a sua aprovação! Não deixe mais a má e equivocada interpretação de texto atrapalhar a sua vida. Guarde bem estas dicas!
A pergunta final é o que direcionará a resposta. “Lucas, que óbvio isso”. O óbvio precisa ser dito, até porque este erro é muito comum: não prestar atenção no enunciado final e perder a questão por isso.
Como você já deve imaginar, o enunciado final muitas vezes contém a pergunta real que você deve responder. E, ao focar nessa parte do enunciado, você evita confusões e mal-entendidos sobre o que é exigido na resposta. Além disso, o enunciado final oferece uma direção clara sobre o tipo de resposta que é esperado.
Sublinhe o que você considerar importante para o entendimento da questão, sejam dados ou outras informações relevantes. Por isso, você precisa prestar atenção no que está lendo. E marcar os pontos-chave também pode funcionar como um guia visual para revisar o texto mais tarde.
Quando você marca pontos importantes num texto, isso ajuda a identificar e destacar os conceitos essenciais, detalhes relevantes e ideias principais do texto, o que facilita a identificação rápida de informações cruciais quando você precisa revisar ou revisitar o texto.
É um passo importante e que você deve reparar enquanto estiver lendo o enunciado. Mas, lembre-se: faça isso apenas quando ler toda a questão. Se for necessário, leia novamente, pois a ideia central é o ponto de partida do seu raciocínio.
Sabe qual o motivo para extrair a ideia central? Pois ela ajuda a direcionar a sua atenção para o que realmente a pergunta está pedindo. Assim, você evita ficar perdido em detalhes irrelevantes, o que aumenta as suas chances de selecionar a resposta correta.
Faça perguntas para a questão. Você precisa de alguns pontos para dar andamento no seu raciocínio. Sem isso, você se perderá na questão e gastará mais tempo para resolvê-la. As perguntas são conforme o que você ainda precisa tirar de informação, por isso eu não posso te dizer exatamente o que perguntar, pois não estou dentro da sua mente.
Mas, fique atento com o que você já entendeu da questão. A partir disso, você saberá o que perguntar para completar todo o raciocínio.
Tubarão, quando você explica cada alternativa para si mesmo durante uma prova ou teste, esta é uma estratégia eficaz para melhorar o seu desempenho e compreensão das questões.
Isso tem relação com um conceito conhecido como "pensamento em voz alta" ou "autoexplicação", que envolve verbalizar ou elaborar mentalmente os processos de pensamento enquanto se trabalha em um problema ou tarefa.
Não é novidade o que estou dizendo aqui, mas sim, quanto mais você ler, melhor será a sua interpretação de texto. Você ficará familiarizado com diferentes estilos de escrita, palavras novas e estrutura de frase.
Além da regularidade alta de leitura, a diversidade ajuda a melhorar a interpretação de texto. Por isso, apele para uma variedade de gêneros, tópicos e formatos de texto, como artigos, ensaios, ficção, não ficção, jornais, revistas e blogs. Isso ajuda a desenvolver uma compreensão mais ampla da linguagem escrita.
Até agora, eu só falei de dicas para as provas, mas você sabia que a interpretação de texto está presente em toda a nossa vida? Veja um exemplo prático no LinkedIn. Já pensou no prejuízo que é interpretar equivocadamente a descrição de uma vaga de emprego ou perfil de um candidato?
Por isso, uma boa interpretação de texto não está apenas em saber ler enunciados e textos. E aqui está a importância de se comunicar de forma clara e de fácil entendimento. Como você pode ver, é importante ter uma comunicação clara nas redes sociais, especialmente o LinkedIn.
Para ficar por dentro de assuntos do momento, conteúdos de prova, dicas de carreira, fique de olho aqui no blog. O mesmo acontece nas minhas redes sociais, especialmente Instagram e YouTube.
Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.