A certificação CGA é para quem busca excelência técnica no mercado e atuar diretamente na gestão de recursos de terceiros. Eu quero te ajudar a ser aprovado.
Você já ouviu falar na certificação CGA, Tubarão? Estamos falando de uma certificação com foco mais técnico, ideal para quem quer atuar com gestão de carteira e fundos de investimentos.
Isso te diz algo? Está sentindo esse cheiro? De altos ganhos financeiros? Eu escrevi este artigo para te contar tudo sobre a CGA e com um convite no final.
A sigla de CGA significa Certificação de Gestores ANBIMA. Ela é a habilitação para quem quer atuar com gestão de recursos de terceiros em fundos de investimentos de:
Quem a tem, está habilitado a ocupar cargos de decisão de compra e venda de ativos financeiros. Ou seja, você literalmente será responsável pela carteira dos seus clientes.
Estamos falando de uma certificação dos mais altos níveis da ANBIMA, de um grupo seleto de profissionais que a têm: pouco mais de 7 mil pessoas são certificadas.
Ou seja, ter esta certificação significa ter um diferencial enorme no currículo e trabalhar onde circula o dinheiro no mercado financeiro.
Para tirar a certificação CGA, existe um pré-requisito: ter a certificação CFG, a Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão. A certificação é uma certificação introdutória para a CGA, o que se justifica por ser um caminho com foco na técnica dentro do mercado financeiro.
Por isso, nada melhor do que ter uma introdução do que se cobra na prova da CGA e já estar por dentro do mundo da gestão de carteiras.
Caso você ainda não tenha a certificação CFG, eu montei o combo CFG+CGA que é a trilha completa deste caminho. Sim, desde os fundamentos iniciais até a especialização. Desta forma, você estará pronto para assumir posições estratégicas.
Estamos falando de uma prova com 45 questões e que tem cálculos. Ou seja, você precisará levar a calculadora HP-12C.
Você tem 2 horas e 30 minutos para fazer a prova e estes são os temas cobrados
O tempo ideal de estudos para ser aprovado na certificação CGA é de 45 dias. Sobre isso, eu tenho um convite para ti no final deste artigo. E venho aqui com um lembrete: a nota sai em até 15 dias.
Tubarão, existem duas formas para a validade da certificação CGA:
A atualização da certificação CGA acontece por meio do site da própria ANBIMA, a partir de um curso online e sem a necessidade de realizar um novo exame. Basta a CGA ativa.
Neste curso, os temas cobrados são: ética, legislação, regulação e compliance, modelos de precificação, finanças comportamentais, processo de gestão e política de investimento, gestão de carteiras, gestão de risco e novas tecnologias financeiras.
Alguns dos cargos em que você pode atuar com a CGA são: Gestor de fundos, Gestor de recursos, Analista em asset, Back office de fundo de investimentos, RI de uma asset, Auxiliar o time de análise em alguma tomada de decisão, Trader.
Quando olhamos para a área de gestão de recursos, estamos falando do “atacado” do mercado financeiro, por englobar: private banking, agronegócio, gestoras de recursos - assets, tesouraria.
Como falei mais acima, a área de gestão de recursos é onde circula o dinheiro no mercado financeiro. Isso significa que o seu potencial de ganhos financeiros é altíssimo. Por isso, a alta exigência técnica para quem quer ser CGA.
E, Tubarão, enfim chegou a hora do convite que te falei acima… Eu abri a primeira turma do meu curso CGA, um curso 100% atualizado conforme o edital e focado na sua aprovação. Eu quero te ajudar a garantir este diferencial e ter excelência técnica na sua jornada no mercado financeiro.
Por isso, venha comigo clicando aqui que eu vou estar contigo até a sua aprovação! Bora atuar com gestão de recursos, Tubarão? E caso você ainda não tenha o CFG, eu ainda tenho o Combo CFG+CGA aqui.
Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.