5 livros que mudaram a minha vida

Hoje, quero mostrar como construí a minha forma de pensar. Por isso, trago aqui alguns dos livros que mais impactaram a minha vida e me fizeram ser o que sou.

18/7/2023 16:55
capa do artigo

Foto: Site Pixabay

Tubarão, eu não preciso reiterar a importância que a leitura tem na vida de cada um, não é mesmo? Ler significa viajar para conhecer um novo mundo. Não importa qual livro seja, todos representam uma viagem. 

Eu tive inúmeros livros que mudaram a minha vida e forma de pensar, e eu posso afirmar que ajudaram a construir o que sou hoje, seja como profissional ou como ser humano. Eu separei alguns dos mais marcantes. E aí, bora ver, Tubarão?

Crash: Uma Breve História da Economia

Foi o livro que me fez entender o mercado financeiro e todos os acontecimentos. Também me ensinou como os fatos marcantes podem se repetir, se forem cometidos os mesmos erros, mesmo em diferentes áreas da vida. Uma das maiores virtudes deste livro é explicar de forma dinâmica e simples a história do mercado financeiro.

Quer entender, por exemplo, qual o motivo para as bolhas financeiras se repetirem em tempos diferentes? Voltemos para o século XVII, mais especificamente o ano de 1637. 

Neste ano, ocorreu um "boom" no mercado de tulipas, em que os ricos da Europa passaram a apreciar esta flor e pagar valores exorbitantes por ela. Chegou-se ao ponto de existirem contratos para comprar as flores que ainda estavam por nascer. 

O mercado cresceu de tal forma que um bulbo de tulipa chegou a ser negociado pelo mesmo valor de uma casa em Amsterdã, o equivalente a R$ 800 mil.

Entretanto, essa febre de compras não durou para sempre, e quando não havia mais compradores dispostos a pagar preços tão altos por uma flor, descobriu-se uma série de fraudes: os floricultores estavam vendendo mais contratos de bulbos de tulipa do que realmente tinham em estoque. 

Como resultado, a bolha estourou, e aqueles que tinham investido todo o seu dinheiro nesse mercado se viram em uma situação financeira delicada da noite para o dia.

E este cenário se repetiu em 2008, com o mercado imobiliário dos Estados Unidos. Neste ano, o mercado imobiliário cresceu descontroladamente e o desejo de obter rendimentos através de hipotecas deu origem a uma enorme estrutura financeira para negociar esses ativos no mercado.

Com o aumento da oferta de casas, os preços começaram a cair. Aqueles que haviam financiado suas casas viram o valor de suas propriedades diminuir significativamente. Como resultado, não fazia mais sentido pagar valores tão elevados pelos imóveis, levando a um aumento nos calotes e as instituições financeiras se viram obrigadas a leiloar as casas, o que, por sua vez, causou uma queda ainda maior nos preços. 

A situação tornou-se insustentável. Bancos começaram a falir, e um deles foi o famoso banco Lehman Brothers, desencadeando uma crise complexa que afetou não apenas os Estados Unidos, mas o mundo inteiro.

Pai Rico, Pai Pobre: O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro

Se eu comecei a gostar dos temas construção de patrimônio e bem-estar financeiro, muito se deve a este livro. Além disso, é uma obra que ensina a adquirir ativos e passivos como a melhor estratégia para alcançar a independência financeira. 

Além disso, neste livro, o autor ressalta a importância de adquirir ativos para independência financeira. E ele faz isso diferenciando ativos de passivos: ativos são coisas que colocam dinheiro no bolso, enquanto passivos são coisas que retiram dinheiro do bolso.

Outro grande ensinamento do autor é sobre fazer o dinheiro trabalhar para elas a partir de investimentos e empreendimentos próprios, e não sobre trabalhar para ganhar dinheiro. E acredito que umas das principais ideias desta obra é a necessidade de ensinar educação financeira nas escolas, especialmente princípios essenciais sobre dinheiro e investimentos. 

Rápido e Devagar: Duas formas de pensar

Por mais óbvio que possa parecer, as decisões que tomamos dizem para onde vamos na vida!! E os nossos comportamentos influenciam fortemente nesta tomada de decisões. Com este livro, passei a compreender e analisar mais racionalmente cada rumo que tomei para a minha vida. 

Este é um livro em que os autores buscaram abordar como as preferências intuitivas impactam diretamente nas escolhas lógicas de cada pessoa, evidenciando que os humanos não são bem descritos pelo modelo tradicional de agentes racionais. 

Por isso, o autor dividiu a mente em dois sistemas. O sistema 1 se refere às tomadas de decisões de forma automática e rápida. E aqui um alerta: não pode ser desligado. O sistema 2 é o contrário, pois, por ser mais lento, exige mais esforço e atenção. 

Nudge: Como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade

Quando algo (novo projeto, um produto) é apresentado para você, você sente que isso foi apresentado de forma neutra? Eu sempre pensava que não era e, com este livro, eu tive a certeza de que nenhuma opção é apresentada de forma neutra. Por isso, somos suscetíveis a tomar decisões ruins. 

Você reparou em como eu gosto de livros a respeito de tomadas de decisão? Porque nós tomamos decisões diariamente. Eu mesmo tomei uma e que transformou totalmente a minha vida: abandonar o meu emprego no banco e dar aulas para trazer mais pessoas para o mercado financeiro. E valeu muito a pena. 

A Arte da Guerra: Os 13 capítulos originais

Você pode estar estranhando porque eu trago aqui um manual para conflitos armados. Porque a mensagem deste livro pode ser aplicada em várias áreas da vida. O autor ressalta que os fatores mais importantes para vencer uma guerra são a estratégia e a técnica. E não é isso que eu busco aqui com as certificações financeiras?

O autor buscou nesta obra abordar a cada capítulo um aspecto de uma guerra. Veja a importância de alguns dos temas abordados: estratégia ofensiva, dispersão, manobra, variantes, entre outros. Eu só peguei alguns, mas eu não ensino aqui sobre ser estratégico para fazer uma prova?

Eu não ensino a elaborar macetes, ou manobras, que facilitarão o seu aprendizado? Eu não te dou dicas sobre como evitar a dispersão durante os seus estudos ou sobre como fazer dos seus estudos um tempo útil? Este foi um livro que me mostrou que a estratégia vai muito além de decidir quantas horas por dia eu deveria dedicar para os meus estudos. 

Para ficar por dentro de assuntos do momento, conteúdos de prova, dicas de carreira, fique de olho aqui no blog. O mesmo acontece nas minhas redes sociais, especialmente Instagram e YouTube.

Relacionados

No items found.
ASSINER E RECEBA

Materiais de estudos grátis

Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.

Muito obrigado!
Sua resposta foi submetida com sucesso. Agradecemos pela seu contato!
Ir para home
Oops! occoreu um erro ao enviar o formulário.
tocando tubarao