O que é planejamento financeiro e como fazer?

O planejamento financeiro é um tema que tem atraído a atenção dos brasileiros, muito pela necessidade de uma reorganização financeira. E aí, sabe como fazer?

4/11/2022 16:40
capa do artigo

Foto: Site blog da Cresol

Mais do que uma função de extrema importância, tanto que há uma certificação financeira que qualifica para atuar deste modo, o planejamento financeiro é uma etapa estratégica tanto de empresas quanto de pessoas para atingirem seus objetivos e metas.

Falar em planejamento financeiro é falar em organização, em traçar planos, em estratégias, em objetivos, mas também está se referindo a um conteúdo de prova.

Por isso, siga comigo neste artigo que vamos esclarecer tudo!!

O que é planejamento financeiro?

Esta é uma definição da FPSB (Financial Planning Standards Board), que é quem cuida dos planejadores financeiros e da marca CFP® pelo mundo. Planejamento financeiro é um processo de desenvolvimento de estratégias para atingir as metas financeiras que você tiver na sua vida.

Para atingir e concretizar as metas, é necessário gerenciar adequadamente os seus recursos financeiros. Por isso, o planejamento financeiro existe: ajuda as pessoas a ter uma visão mais abrangente das finanças, além de determinar onde estão agora, onde querem estar no futuro e o que fazer para que os objetivos sejam alcançados.

Como fazer um planejamento financeiro?

Para fazer um planejamento financeiro, é muito aconselhável o acompanhamento de um planejador financeiro. Este profissional é formado para isso, pois tem a certificação CFP®, que atesta os conhecimentos e qualidades para exercer a função de planejador financeiro.

A sigla CFP® significa Certified Financial Planner, que traduzido fica Certificado dos Planejadores Financeiros. Quem tem esta certificação, em tese, também tem as seguintes competências/capacidades:

  • Coletar - coletar as informações e identificar fatos relacionados
  • Analisar - considerar problemas e avaliar as informações resultantes para formular estratégias
  • Sintetizar - consolidar informações para formular um plano financeiro

Mas não se pode resumir apenas a essas competências, pois, a partir delas, é que surgem as habilidades que o profissional CFP® deve ter. Veja abaixo quais são:

  • Responsabilidade Profissional - Relação profissional com confiança, atua no interesse do cliente, discernimento técnico, honestidade
  • Prática - Segue o código de ética e legislação; aprende continuamente
  • Comunicação - Ouvir o cliente e ter comunicação clara, lida com reclamações e objeções de forma eficaz
  • Cognição - Lógica e raciocínio para tomar decisões, analisa várias fontes para chegar à solução

O acompanhamento de um planejador financeiro mostra-se necessário, pois ele saberá analisar e aconselhar os melhores serviços que estejam de acordo com os seus objetivos financeiros, tanto no presente, quanto no futuro. Ter a ajuda de um CFP® significa que você tem ao seu lado um profissional que sabe tudo e que mostrará os melhores caminhos para você.

E como esta profissão tem relevância, o que se justifica a partir de uma pesquisa feita pelo SPC Brasil e pela CNDL em 2021, que mostra que 58% dos brasileiros admitem não se dedicar às suas próprias finanças.

Por outro lado, a crise econômica que a pandemia gerou também trouxe um aumento no interesse dos brasileiros por organização financeira. É o que mostra levantamento da Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro), em que 72% afirmam conhecer sobre planejamento financeiro, muito por conta do endividamento durante a pandemia.

Ou seja, além de ser a chance para muitos que queiram se destacar e atuar no topo do mercado financeiro (que é a parte dos planejadores), o aumento do interesse das pessoas por finanças comprova que é preciso ter uma formação ainda melhor, pois a qualidade do diálogo entre planejador financeiro e cliente aumentou.

Qual a importância do planejamento financeiro?

O planejamento financeiro elimina quaisquer suposições que possam existir sobre o gerenciamento de suas finanças. Além disso, ajuda a entender que consequências e o que está por trás de cada decisão financeira que você toma.

É preciso ressaltar que o planejamento financeiro ideal é feito de modo personalizado, pois deve ser um plano que funcione para você e sua situação financeira, seja agora ou no futuro.

Optar por fazer um planejamento financeiro, além de potencializar suas finanças, vai trazer esses benefícios: vida mais equilibrada; conquista de seus sonhos e objetivos; o sumiço da dúvida sobre para onde foi o seu dinheiro no fim do mês; corte de gastos desnecessários; juros e dívidas são evitados; você conseguirá se programar para poupar; e o estresse diminui.

Quais são as etapas do planejamento financeiro?

A FPSB estabelece seis etapas para um processo de planejamento financeiro bem feito, para formular as melhores estratégias e fazer recomendações, considerando todos os aspectos da vida do cliente. Veja quais são:

  • Definir relacionamento - É aqui que o processo de planejamento financeiro, os serviços oferecidos serão esclarecidos. Além disso, deve-se apresentar as competências e experiências do planejador financeiro. Também será acordado a prestação do serviço (remuneração e responsabilidades);
  • Coletar dados - É aqui que se identifica quais objetivos, necessidades e prioridades pessoais e financeiras do cliente serão relevantes para este planejamento. Também se entende qual o perfil de risco e que fatores podem afetar (divórcio, por exemplo);
  • Analisar a situação do cliente - É aqui que se analisa as informações coletadas para entender e avaliar a situação financeira atual, comparando com os objetivos, necessidades e prioridades do cliente. (compatibilidade Objetivo x Risco x Perfil e Avaliar Exposições a Riscos);
  • Desenvolver recomendações - É aqui que se apresenta as recomendações de planejamento financeiro e o porquê de cada recomendação, para que o cliente possa tomar a melhor decisão;
  • Implementar recomendações - Primeiramente, tanto o planejador financeiro quanto o cliente concordam com responsabilidades de implementação que são consistentes com o todo o trabalho que será realizado. A partir disso, o planejador financeiro identifica e apresenta produtos e serviços apropriados, consistentes com as recomendações que são aceitas pelo cliente;
  • Monitorar - É uma revisão sempre necessária para avaliar o progresso da realização dos objetivos e as recomendações, além de verificar se as recomendações são apropriadas ou precisam de ajustes.

Agora que você conheceu um pouco de como funciona o planejamento financeiro, de quais funções são exercidas, é de se imaginar que este profissional tem princípios éticos a serem seguidos para atuar na profissão. Veja abaixo quais são eles:

  • Cliente em 1º lugar - Ganhos pessoais não podem estar acima do interesse do cliente
  • Integridade - Não prestar informações falsas (não mentir), não omitir benefícios
  • Objetividade - Fazer oferta de um mesmo produto para toda a carteira, agir de acordo com o "objetivo" do cliente, comunicar fatos relevantes
  • Imparcialidade ou Probidade - Ser justo e imparcial, segregar patrimônio do Cliente x Instituição
  • Profissionalismo ou Conduta profissional - Observar legislação, Preservar a marca CFP®
  • Confidencialidade - Proteger os dados dos clientes
  • Diligência - Respeitar prazos e objetivos, supervisionar ao delegar
  • Competência - Manter e desenvolver habilidades para prestar os serviços, Educação continuada, Executar aquilo que não sabe

Caso o planejador financeiro não esteja cumprindo bem a sua função com o cliente, a denúncia contra o profissional CFP® pode ser feita por qualquer pessoa, desde que seja por escrito e com identificação.

Quando a denúncia ocorre, o profissional CFP® fica sujeito a essas penalidades:

  • Advertência Privada ou Pública (somente a partir dos meios de comunicação da Planejar);
  • Multa de até 50 anuidades;
  • Suspensão Temporária;
  • Revogação do direito de usar a marca CFP®


Lembra que falei acima sobre a oportunidade de ser um planejador financeiro e do quanto se exige mais? Então, é um mercado superaquecido, com a melhor remuneração e certamente o maior diferencial dentro do próprio mercado financeiro. Quem se torna um planejador financeiro ou CFP® chega ao topo da montanha, nadou contra o cardume.

Eu cheguei lá, por exemplo, e foi a certificação que mudou a minha vida!! E chegou o momento em que resolvi trazer mais pessoas para o mundo dos planejadores financeiros. Por isso, te liga no recado que tenho no vídeo abaixo:

E aí, bora se tornar CFP®? Bora ser o profissional diferenciado que vai passar a frente dos outros no mercado? Eu estou contigo nessa, para te dar a melhor formação.

Tanto que, por exemplo, resolvi falar sobre o planejamento financeiro não apenas para falar da profissão em si, mas também porque é um conteúdo do Exame CFP®. Se você vier junto comigo, vou contigo até o final.

Relacionados

ASSINER E RECEBA

Materiais de estudos grátis

Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.

Muito obrigado!
Sua resposta foi submetida com sucesso. Agradecemos pela seu contato!
Ir para home
Oops! occoreu um erro ao enviar o formulário.
tocando tubarao