Quer saber como controlar seus riscos ou alavancá-los? Então, o mercado de opções pode ser o que você procura. E é assunto de prova, por isso venha ver!
Foto: Site Suno Investimentos
Conhecido como um meio de operar ações com risco controlado ou mais alavancado, o mercado de opções se mostra como uma alternativa para quem quer evitar as oscilações do mercado.
Mas, não estou aqui com este artigo aqui só para te mostrar mais uma opção de investimento, e sim porque é conteúdo de prova. Eu não prometi que vou contigo até a sua aprovação?
Por isso, vem comigo que este artigo vai esclarecer as suas dúvidas e te deixar com o conteúdo completo sobre opções!!
Primeiramente, quando se fala em mercado de opções estamos falando em derivativos. E não sei se você lembra em outro artigo que escrevi, mas derivativos tratam-se de ativos que dependem de outros tipos de, pasmem, ativos.
Alguns exemplos de derivativos são as próprias ações, as taxas de juros, moedas, contratos futuros de juros, entre outros. Inclusive as ações são o tipo de opções mais volumosas e conhecidas no Brasil.
Mas aqui, vamos focar nas opções. Neste mercado, basicamente se negocia por um preço fixo em uma data futura o direito de compra ou venda de uma ação. Este direito, porém, traz uma exigência por trás: que é a de pagar um prêmio ao vendedor.
E aqui um detalhe bem importante: o prêmio não é o preço do bem. Trata-se de um valor pago para ter a possibilidade de comprar ou vender um determinado em um determinada data no futuro.
Estas opções podem ser negociadas na própria bolsa de valores brasileira, a B3, e, quando são listadas em pregões aí, possuem certos padrões em suas características e a data de vencimento é estipulada pela própria B3.
Mas não para por aí, pois existem as opções negociadas no mercado de balcão. Neste tipo, os contratos não são padronizados, ou seja, tanto compradores, quanto vendedores definem as características do contrato (valores, prazos, depósitos de garantias).
Ainda assim, é preciso registrar estas opções na B3, que é responsável apenas por fazer a mediação, assegurando que os envolvidos cumpram o que foi acordado.
Preste atenção, pois aqui venho trazer uma dica rápida no mercado de opções para titular e lançador. Essa dica certamente fará a diferença na sua prova.
A primeira coisa a se saber é que o titular sempre tem um direito. Na call, ele tem o direito de comprar um ativo. Já na put, ele tem o direito de vender um ativo. Por ter esse direito, ele deve pagar o prêmio.
Quanto ao lançador, saiba que é tudo espelhado. Por isso, ele tem sempre a obrigação em relação ao titular. Na call, ele tem a obrigação de vender o ativo, enquanto que, na put, a obrigação é de comprar o ativo.
Basta apenas espelhar tudo o que o titular tem. Outra conclusão é que o lançador irá receber o prêmio.
Primeiramente, tanto call, quanto put são dois termos muito utilizados dentro do mercado de opções. Call é uma opção de comprar e put a opção de vender. E essa é a diferença entre as duas. Mas vou explicar melhor abaixo.
Call trata-se de uma opção em que quem a adquire tem o direito de comprar uma ação por um determinado preço num determinado período futuro. E o mais importante para você não esquecer: é um direito e não uma obrigação de compra, funcionando então como uma garantia.
Sendo assim, há duas opções dentro de uma call no mercado de opções:
Quando se fala em put, está se referindo ao derivado em que o proprietário tem a opção de vender suas ações pelo preço definido durante a compra da opção. E o cenário da call se repete: está se falando de um direito e não de uma obrigação.
Assim como na call, há duas opções dentro de uma put no mercado de opções:
Um pouquinho confuso estes dois conceitos né? Mas, eu não quero te deixar na mão!! Por isso, preparei um vídeo em que te trago um macete para você nunca mais esquecer call e put e na hora da prova dar risada quando ver a questão. Venha ver:
Mas, dentro do mercado de opções, também há outros termos muito utilizados. Veja abaixo:
E aí, esclareceu suas dúvidas sobre o mercado de opções? E sobre call e put? Sei que podem ser conceitos que se confundem, mas não é tão difícil. E eu estou aqui para te ajudar a tirar suas dúvidas e disposto a dar cada passo contigo rumo à sua aprovação.
Por isso, busco escrever da forma mais completa estes artigos. E como eu já disse acima, é conteúdo de prova. Então, nada melhor que te proporcionar todas as formas de estudar. E se você não é meu aluno ainda e quer receber as melhores dicas durante as aulas, além de um acompanhamento de perto, inscreva-se em um dos meus cursos!
Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.