A certificação CEA forma especialistas em investimentos, para atuarem na assessoria de gerentes de contas de clientes pessoa física, indicando produtos.
Foto: Portal Investidor Sardinha
Para se tornar um verdadeiro especialista em investimentos, tem uma certificação financeira perfeita: é a CEA. Pode-se considerar esta como uma certificação que propicia um grande salto dentro do mercado financeiro. Ela é muito procurada para quem deseja trabalhar especialmente com assessoria e investimentos.
A Certificação de Especialista em Investimentos Anbima, popularmente chamada de CEA, forma profissionais para que estejam aptos na assessoria a gerentes de contas pessoas físicas. E, dentro da sua atuação, está a possibilidade de indicar produtos de investimento.
Dentre estes produtos, estão CDB, debêntures, fundos, renda fixa, tesouro direto, entre outros. Por isso, é uma certificação que forma especialistas em investimentos. Ela é obrigatória para que o profissional possa cumprir e atuar em determinadas funções na área.
Como esta certificação está acima da CPA-10 e CPA-20, outro detalhe é que alguém com CEA pode desempenhar as funções destas outras duas. Isso acarreta em mais oportunidades de mercado.
Além de assessorar os gerentes, alguém com CEA também pode indicar produtos do mercado financeiro, de capitais, além dos de previdência complementar aberta. E estas funções podem ser realizadas nos seguintes lugares:
Dentre as suas funções, a principal delas está em promover uma consultoria de investimentos. Por fim, é um profissional que acaba atuando mais de maneira estratégica.
E novamente vamos falar dela: a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais. Mas acho que você conhece por outro nome mais curto: ANBIMA!
A ANBIMA, como já falamos em outras postagens, é a entidade que busca estabelecer boas práticas nas empresas dentro do mercado financeiro. Além das boas práticas, oferece certificações financeiras para qualificar os profissionais, a fim de proporcionar um melhor atendimento a clientes.
CEA é mais um dos programas que a entidade oferece para qualificar as pessoas para entrarem no mercado financeiro. Quem cuida da aplicação da prova, porém, é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O primeiro destaque a se fazer é que, conforme dados da Anbima, houve um salto de profissionais certificados com CEA de 39% entre 2015 e 2021. Com este resultado, atingiu-se a marca de 14 mil pessoas com CEA no Brasil no ano passado. A entidade justifica isso a partir do aumento de pessoas na bolsa de valores.
Esta é uma profissão cada vez mais valorizada, não sendo possível dimensionar os ganhos financeiros, pois estes dependem de uma série de fatores como região, cargo, local de trabalho, entre outros.
Mas veja como é uma certificação que abre portas dentro do mercado, pois, além de poder ser consultor de investimentos e assessor de gerente, é possível realizar funções de CPA-10 e CPA-20. Ou seja, você vai poder também trabalhar com clientes de alta renda, private, corporate e investidores institucionais, por exemplo.
A consequência disso é que você estará cada vez mais próximo do topo do mercado financeiro e ainda poderá obter uma remuneração melhor. E o melhor: mesmo com o aumento de profissionais certificados, ainda assim é um mercado de muitas possibilidades.
A certificação CEA é indicada para todos que queiram atuar diretamente com investimentos, recomendando produtos específicos. Mas, se for falado em quem é o foco dela, temos 3 tipos:
Veja que certificação democrática: para se tornar CEA, não há nenhum pré-requisito. Mas, claro, você precisará apenas ser aprovado no exame. Por isso, é uma oportunidade de ouro para dar um grande salto no mercado financeiro.
É uma prova que ocorre a cada 15 dias. Ela tem 70 questões de múltipla escolha e você tem o período de três horas e trinta minutos para fazê-la. Para ser aprovado, será preciso acertar 70% do exame, o que equivale a 49 questões. E, como tem questões de cálculo, recomendo que você leve a calculadora HP-12C.
Quanto ao conteúdo, a prova CEA é dividida nos seguintes módulos, que você pode ver no gráfico abaixo e cada um deles tem estes pesos:
E, para realizar a sua inscrição, você deve acessar o site da ANBIMA e preencher com seus dados. Com a inscrição feita, você tem até 60 dias para agendar seu exame.
Como todas as certificações da ANBIMA precisam ser atualizadas, com o CEA não seria diferente. Cada uma tem seus prazos e critérios previstos no Código de Certificação. Quanto ao CEA, a atualização pode ser feita de duas formas:
Cabe ressaltar que a certificação CEA tem a validade de cinco anos para quem atua profissionalmente. Já para quem não atua, mas foi aprovado, são três anos de validade. Então, é preciso ficar atento nestes períodos.
Inicialmente adoraria te apresentar um método de estudos que pensei a fim de otimizar tempo e focar no que é necessário. E, para este método, eu dei o nome dele “Lasanha”. No vídeo abaixo, você poderá entender melhor sobre ele:
Mas claro, além deste método, tenha ao menos duas coisas em mente: a primeira é que seu tempo de estudos deve ser produtivo. Ou seja, não importa muito a quantidade de tempo que você tirar para estudar, pois o que mais vale é a qualidade de estudo.
Além de se atentar para a qualidade, pense no quanto você já sabe sobre os conteúdos que caem na prova e qual o tempo que você consegue absorver uma nova matéria. Assim, você saberá onde estão suas maiores dificuldades e conseguirá focar no que realmente precisa.
Em termos práticos, você pode dividir seu tempo da seguinte maneira: pense que o período ideal de estudos é entre 45 a 55 horas. Então, você pode distribuir este tempo num cronograma de 25 a 30 dias. Não se lamente caso você não consiga estudar em um dia, pois seu objetivo final é ter cumprido o cronograma.
Veja a sua disponibilidade e se organize a partir disso. Após ter dividido e montado o roteiro de estudos, utilize ⅔ do tempo para ver aulas. O restante você utiliza para responder questões. Este modo serve para te dar um parâmetro de como está o seu aprendizado, logicamente sem você decorar o conteúdo.
Mas, como de praxe, sempre aparece alguma matéria que vai precisar ser decorada, seja uma fórmula, associação, dica, entre outros. Para facilitar o processo, utilize macetes e com prudência, até porque o melhor é entender cada questão.
Você sabendo explicar cada alternativa será o modo mais correto de reconhecer que você está entendendo tudo. E com certeza, isso te deixará muito mais próximo da aprovação. E aqui tenho mais uma dica: foque em exercícios nos últimos 5 ou 6 dias.
Quero ressaltar novamente que este é só um método que avalio como eficaz. Não há obrigação em segui-lo à risca. Então, caso você tenha um outro modelo que te faça aprender melhor, se jogue nele!
E como eu me importo muito contigo e quero te deixar cada vez mais próximo da aprovação, quero te deixar aqui uma playlist com aulas sobre conteúdos que caem na prova. Basta clicar aqui que será direcionado para o YouTube.
A conclusão depois de tudo escrito acima é que houve um bom aumento de demanda por especialistas em investimentos. E isso muito se deve a ter mais pessoas na bolsa e, consequentemente, um interesse maior pelo mercado financeiro. Por isso, nada melhor do que ter a certificação CEA, para você estar muito qualificado para tentar o emprego dos sonhos.
E você, está pensando em se tornar CEA? Pois eu tenho um curso completo disponível para você, com acompanhamento personalizado e de perto, questões de prova. E o melhor: um curso atualizado conforme o edital mais recente. Bora ser CEA e escrever uma linda página neste 2022?
Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.