A SUSEP é órgão executor e, a partir dela, se entenderá como funciona a estrutura do mercado de previdência aberta, capitalização e resseguro.
Foto: Site Foregon
A SUSEP, ou Superintendência de Seguros Privados, é uma autarquia, que é uma empresa pública que tem autonomia, vinculada ao Ministério da Economia, que executa normas criadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). É a mesma relação entre Bacen e CMN.
Neste cenário, a atividade da SUSEP é totalmente comparável a do Bacen (Banco Central do Brasil), assim como o modo de atuação do CNSP, um órgão normativo, é equivalente ao do CMN (Conselho Monetário Nacional), mas claro, cada um em suas áreas.
Diante deste cenário, a SUSEP envolve as funções de: fiscalizar a constituição das instituições dos mercados de competência; proteger a captação de poupança popular nos produtos de seu mercado; zelar pelo interesse dos consumidores; cumprir as normas e diretrizes do CNSP; zelar pela liquidez e solvência das instituições que compõem o mercado.
Quanto aos mercados de competência, estão envolvidos o quarteto: seguros, resseguros, previdência aberta e capitalização. Já no que se refere à poupança popular, tudo que for poupado e for para plano de previdência, cabe à SUSEP proteger esse dinheiro.
Este órgão também fiscaliza a instituição financeira e o investidor ou segurado, além de zelar pelos interesses dos consumidores. Mas, não é com a SUSEP a fiscalização da Previdência Fechada, que é aquela exclusiva para um grupo de funcionários, mas sim com a PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar).
Vale ressaltar dois apelidos dentro desta área: fundo de pensão é o ‘apelido’ da Previdência Fechada. Chama-se de pensão porque este fundo deverá pagar uma pensão para pessoa quando ela se aposentar. E tem a Previdência Privada, que pode ser lida como Previdência Aberta.
Vamos analisar uma manchete mais antiga, já que a SUSEP não aparece tanto assim: ‘SUSEP autoriza Youse a atuar como seguradora digital’. A Youse é uma companhia seguradora, então cabe à SUSEP autorizar o seu funcionamento, assim como o Banco Central precisa autorizar o funcionamento de uma instituição financeira.
Lembrem-se que já falamos várias vezes sobre isso, a SUSEP autoriza o funcionamento de uma seguradora, de acordo com as normas do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).
E aí, entendeu a relação da SUSEP com o CNSP? Viu como é tranquilo para fixar e aprender sobre as funcionalidades de cada órgão.
Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.