Como deve ser a preparação para uma prova?

Tensão, ansiedade, nervosismo, muito estudo. Tudo isso faz parte da preparação para uma prova. Mas existe um modo correto de agir no período pré-teste?

11/5/2022 18:56
capa do artigo

Foto: Site Estratégia Concursos

Todos, em algum momento da vida, já sonharam em passar em um teste dos sonhos. 

Seja um teste da faculdade, um concurso altamente competitivo com um número restrito de vagas ou, aquele exame para te aprovar na certificação que mudará a sua vida. 

Em todos estes momentos é absolutamente importante ter planejamento e estratégia no período antes da prova para que se tenha um bom resultado no fim.  

Entretanto, sabemos que fica difícil se concentrar tendo que lidar com a ansiedade e com diversos outros importantes aspectos para boa performance na prova, não é mesmo?

Mediante isso, preparamos esse artigo com dicas valiosas que te ajudarão a ter um ótimo e estratégico planejamento e pontos importantes para considerar antes da realização da prova. 

Confira: 

VISUALIZE SUAS METAS E SONHOS 

Para se manter motivado, deixe claro, desde o início, qual a finalidade de você estar estudando tanto. 

Visualize seu objetivo de aprendizado - e isso não se trata da melhor nota possível no exame. 

Em vez disso, seja claro sobre o que acontecerá no final: um bom certificado profissional ou de graduação, aumenta suas chances de se candidatar a uma boa vaga de trabalho e, portanto, as perspectivas de um emprego dos sonhos bem remunerado. 

Isso, por sua vez, permite que você leve uma vida financeiramente mais livre...

Você notará: Quanto mais concretamente você visualizar a meta, maior será a motivação para aprender.

CRIE UM AMBIENTE DE APRENDIZADO

Está provado que o ambiente tem uma enorme influência no sucesso da aprendizagem. 

Um canto escuro e mofado em uma mesa bagunçada: isso só torna o processo mais difícil. 

A preparação ideal para o exame inclui garantir que você tenha um local calmo e iluminado, livre de distrações. Na dúvida, desligue o smartphone e a música. 

Além disso, organize um assento confortável: não tão confortável que você adormeça nele, mas confortável o suficiente para que você possa ficar lá por algumas horas. 

Importante: sente-se sempre na posição vertical - isso melhora o fornecimento de oxigênio!

LIMITE O MATERIAL DE APRENDIZAGEM 

Não se apresse e primeiro obtenha uma visão geral do material de aprendizagem. 

Primeiro, colete todo o conteúdo importante, notas, roteiros, exercícios e slides de apresentação das palestras - e depois reduza o material: O que é relevante para o exame?

É assim que você usa seu tempo de estudo de forma mais eficiente.

CRIE UM PLANO DE APRENDIZADO

Mesmo com o material de aprendizagem limitado e reduzido, às vezes pode parecer uma montanha de conteúdo para os estudantes a princípio. 

O truque é quebrar a montanha em porções pequenas e digeríveis. 

Depois de dividir o material de aprendizado, crie um plano de aprendizado: determine quando, o que e quanto você fará a cada dia. 

Muitos acreditam que isso deixa ainda menos tempo livre, mas o contrário: quem cria um plano de aprendizagem (e se apega a ele!) cria espaço para se aplicar a outras coisas. 

Além disso, você tem a boa sensação de ter sua preparação para o exame sob controle.

ESTRUTURE OS DIAS E HORÁRIOS DE APRENDIZAGEM

Crie rituais fixos, por exemplo: de manhã você estuda sozinho em seu quarto, focando em novos conteúdos e resumos. 

Na hora do almoço você faz uma pausa e assiste algo relacionado ao seu objetivo. 

À tarde, você repete o que aprendeu sozinho ou com outros colegas. Rotinas como essas têm uma vantagem: são motivadas pela disciplina de cumprimentos do dia a dia. 

Uma vez que esses hábitos se tornam diários e repetitivos, isso se tornará uma rotina altamente poderosa de disciplina e aprendizado. 

RESUMA O CONTEÚDO

Resumir o que você aprendeu em suas próprias palavras provou-se absolutamente eficaz na memorização de conteúdo. 

Neste caso, você não apenas repete o estudo do conteúdo de aprendizagem, mas você o estrutura mentalmente, combina-o e comprima-o. Isso irá ajudá-lo a ficar cada vez melhor no tema proposto.

No entanto, os resumos não precisam estar apenas em forma de texto. 

Você também pode usar mapas mentais, notas de esboço ou fluxogramas. Para lembrar melhor o conteúdo de aprendizagem, você deve incluir várias impressões convenientes e fáceis para seu aprendizado. 

Por exemplo, grave seus resumos como um arquivo de áudio e ouça-os várias vezes ao dirigir para a universidade, trabalho ou em trânsito.

FAÇA CONTROLES DE APRENDIZAGEM 

Ler não é o mesmo que aprender. Ao anotar o que você aprendeu em fichas, por exemplo, você pode usá-lo para se questionar repetidamente e, assim, verificar o sucesso do aprendizado ou reconhecer onde ainda existem lacunas. 

O método também lhe dá mais segurança mais tarde no exame e cria uma pequena sensação de realização.

ENCONTRE PARCEIROS DE ESTUDO 

A troca dentro de um grupo de aprendizagem também pode revelar o respectivo sucesso de aprendizagem - todos se beneficiam de reuniões de estudos regulares. 

Por exemplo, vocês podem explicar e debater sobre o material de estudo uns aos outros e fornecerem, entre si, suporte durante os períodos de folga. 

Podem simular situações e questões do exame proposto, tirarem dúvidas, compartilharem outros conteúdos relevantes, etc. 

A troca no grupo de estudo por si só reduz o estresse do exame. E qualquer um que perceba quão bem ele ou ela pode explicar algo aos outros reconhece seu próprio progresso ao mesmo tempo.

FAÇA PAUSAS REGULARES DURANTE ALTAS JORNADAS DE ESTUDO

Seu cérebro não é infinitamente receptivo. Em média, uma pausa de 15 minutos é necessária após 90 minutos, no máximo. 

Após um máximo de três sessões, você deve fazer uma pausa de pelo menos uma hora. Caso contrário, você achará cada vez mais difícil se concentrar, aprender menos e reter menos. 

Pausas regulares - por mais paradoxal que pareça - são uma maneira eficaz de se preparar para os exames. 

Durante o tempo de pausa, faça algo completamente diferente dos 90 minutos anteriores durante este tempo. Depois, seu cérebro está em forma novamente e receptivo ao material do exame.

GARANTA NOITES DE SONO TRANQUILAS 

Assim como as pausas, o sono regular também faz parte da preparação ideal para o exame. 

O sono fortalece nossa memória, porque classificamos as informações que recebemos de uma nova maneira. O conteúdo, recém adquirido, fica impresso na memória de longo prazo, separamos o supérfluo. 

Uma boa manutenção do sono também ajuda a mantê-lo descansado e revigorado, e assim aprender melhor e absorver novas informações.

CRIE MÉTODOS DE RECOMPENSA

A fase do exame é cheia de privações. Toda a sua energia e tempo vão para a aprendizagem. 

Amigos e hobbies geralmente são negligenciados durante a preparação para o exame. E isso acaba com a diversão e o humor, deixando os nervos à flor da pele. 

Trabalhe contra este efeito criando uma sensação de conquista e recompensando-se por cada etapa de aprendizado concluída.

Marque visualmente o que você aprendeu em uma lista, o que lhe dá a sensação de que você está se aproximando do seu objetivo passo a passo. 

Mime-se com algo bom depois de um árduo dia de estudo - uma noite com os amigos, um episódio de sua série favorita ou uma hora de esporte. Essas recompensas proporcionam um verdadeiro impulso motivacional.

COMO PODEMOS AJUDAR VOCÊ AINDA MAIS NESSE INTENSO PROCESSO DE ESTUDO? 

É absolutamente importante estar, além do grupos de estudos, com pessoas que já chegaram lá. Isso devido ao fato de que o indivíduo que conquistou o tão sonhado certificado já passou por esse caminho e sabe todos os passos e dicas dessa jornada. 

Logo, é imprescindível chegar nesse passo. Sendo assim, eu estou há anos nesse processo ensinando e testemunhando diversos alunos mudarem suas vidas através das conquistas das certificações financeiras. 

Tenho experiência de mais de 8 anos de atuação no mercado financeiro, tendo trabalhado em grandes instituições e grandes bancos do cenário brasileiro. 

Além disso, possuo certificação CFP® (Certified Financial Planner - IBCPF), CEA (Certificado de Especialista em Investimentos ANBIMA), CPA-20, CPA-10, Ancord e PQO.

Caso queira conhecer e saber um pouco mais de mim, da minha trajetória e saber todas as dicas que dou para meus alunos, clique no link e assista os vídeos de nosso canal.

Relacionados

ASSINER E RECEBA

Materiais de estudos grátis

Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.

Muito obrigado!
Sua resposta foi submetida com sucesso. Agradecemos pela seu contato!
Ir para home
Oops! occoreu um erro ao enviar o formulário.
tocando tubarao