Ancoragem é um viés cognitivo em que as pessoas são influenciadas por uma informação inicial ao tomar decisões, o que afeta negativamente os investimentos.
Foto: Site Pixabay
Tubarão, para entender ancoragem, imagine que você está indo a um leilão para comprar uma peça de arte. Antes do início do leilão, você conversa com um amigo que menciona que o valor estimado da peça é de $10.000. Essa informação se torna sua âncora inicial.
Durante o leilão, a oferta inicial é de $5.000. Como você está ancorado no valor mencionado pelo seu amigo, pode considerar essa oferta inicial como um preço relativamente baixo, influenciado pela âncora de $10.000. Consequentemente, você pode estar mais inclinado a participar da disputa.
Ao longo do leilão, outras pessoas fazem lances e a oferta sobe para $8.000, $9.000 e finalmente para $10.500. Como você está ancorado na estimativa inicial de $10.000, pode ser mais provável que você entre na competição e faça um lance superior.
No entanto, é possível que a peça de arte não valha realmente $10.000 ou mais. O valor real pode ser significativamente menor. Mas, devido à ancoragem, você pode estar disposto a pagar mais do que o valor real da obra, baseado na influência da âncora inicial.
O viés de ancoragem refere-se a um fenômeno cognitivo no qual uma pessoa é influenciada por uma informação inicial (a âncora) ao tomar uma decisão ou fazer uma avaliação. Essa âncora pode ser qualquer dado numérico, valor, fato, ou mesmo uma sugestão que é apresentada antes da tomada de decisão.
O efeito da ancoragem é que a informação inicial tende a exercer uma influência desproporcional sobre o julgamento ou escolha subsequente, mesmo que essa informação não seja necessariamente relevante ou objetiva. Pessoas tendem a fazer estimativas ou avaliações em torno da âncora inicial, ajustando seus valores a partir dela.
Por exemplo, se alguém está negociando o preço de um produto e o vendedor apresenta um valor alto como ponto de partida, essa âncora pode influenciar o comprador a considerar valores próximos a esse patamar, mesmo que sejam superiores ao que ele inicialmente estava disposto a pagar.
O viés de ancoragem pode ocorrer em diversas situações, como em negociações, tomadas de decisão financeira, avaliação de produtos, entre outras. É importante estar ciente desse viés e tentar minimizá-lo ao buscar informações adicionais, considerar diferentes perspectivas e fazer uma análise mais ampla antes de tomar uma decisão final.
No mercado financeiro, o termo ancoragem não muda muito o seu significado, pois se refere a um fenômeno psicológico que afeta as decisões dos investidores. Nesse contexto, a ancoragem ocorre quando os investidores baseiam suas decisões de compra ou venda em um valor de referência específico, muitas vezes o preço de mercado atual de um ativo financeiro.
Os investidores podem ser influenciados pela ancoragem de várias maneiras. Por exemplo, se um investidor compra uma ação a um determinado preço e o preço dessa ação começa a cair, ele pode se ancorar no preço original de compra e relutar em vender a ação mesmo que haja evidências de que o preço continuará a cair.
Da mesma forma, quando um investidor está considerando comprar uma ação, ele pode se ancorar no preço atual do mercado como referência e achar difícil comprar a ação se ela se afastar muito dessa referência.
O viés de ancoragem no mercado financeiro pode levar a decisões irracionalmente influenciadas pelo preço de referência escolhido, em vez de se basearem em uma análise objetiva das condições do mercado, perspectivas de longo prazo e fundamentos da empresa.
Para aliviar o viés de ancoragem, é importante que os investidores façam uma análise completa dos fundamentos do ativo, levem em consideração diversas fontes de informação, usem métodos de valuation adequados e mantenham uma visão de longo prazo, em vez de serem excessivamente influenciados pelo preço atual ou por referências arbitrárias.
A ancoragem pode ter um impacto significativo nos investimentos, pois influencia as decisões dos investidores e pode levar a resultados subótimos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a ancoragem afeta os investimentos:
Proteger seus investimentos da ancoragem envolve adotar práticas e estratégias que ajudam a reduzir o impacto desse viés cognitivo. Aqui estão algumas medidas que você pode tomar:
Embora a ancoragem geralmente seja considerada um viés cognitivo que pode levar a decisões subótimas, é possível usá-la a seu favor em certos contextos. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
"Vou voltar a investir na bolsa de valores quando a mesma atingir o patamar de 50 mil pontos". Esse investidor está agindo de acordo com qual tipo de comportamento:
A) Ancoragem
B) Representatividade
C) Aversão à perda
D) Contra tendência
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