5 passos para a sua aprovação na certificação CPA-20

Se eu fosse você, ficaria de olho nestes passos para aumentar suas chances de ser aprovado na CPA-20 e trabalhar com clientes de alta renda. Veja este artigo!

17/2/2023 9:00
capa do artigo

Foto: Site Pixabay

Eu não quero te obrigar a colocar em sua vida estes 5 passos. Mas, eu preciso ressaltar que estes mesmos 5 passos já ajudaram mais de 42 mil pessoas a serem aprovadas em certificações financeiras. Ou seja, se você quer um exemplo a ser seguido, aí está um ótimo. 

Primeiramente, falando mais sobre a própria certificação, a CPA-20 é a que te habilita a trabalhar nos segmentos de alta renda das instituições financeiras. É uma certificação de diferenciação e sua sigla significa Certificação Profissional da Anbima - Série 20. Quem cuida dela é a Anbima, ou Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. 

No Brasil, são mais de 480 mil profissionais com CPA-10. Já com a CPA-20, são mais de 220 mil profissionais. Você deve estar pensando agora: por que eu te falei dados sobre CPA-10? Para te mostrar o quanto esta certificação pode ser um diferencial, além de te colocar à frente da concorrência num mercado que está sempre em alta e com vagas em aberto. 

Eu sou um destes profissionais com CPA-10 e CPA-20, assim como conquistei todas as certificações. Tudo com muito esforço e estudo, pois acredito que a aprovação vem do quão qualificado são os seus estudos, e não do quão inteligente você é. 

Por esta finalidade de dar muito mais crédito para a educação, é que resolvi dar aulas. Não é só o fato de trazer mais pessoas para o mercado financeiro, mas, principalmente, contribuir para a concretização dos seus sonhos, transformando assim a sua vida. Por conta disso, já aprovei mais de 42 mil alunos nas certificações financeiras. 

Bora para as dicas?

Marque a sua prova

Sempre que você tem um alvo, você tem uma data-alvo. Por exemplo, “quero fazer dieta de 20 dias”. Você sabe que tem este período todo para cumprir este objetivo. O mesmo se aplica com os estudos: estudar sem ter a prova marcada é um erro, pois você pensará que quando estiver pronto, irá marcar a prova. 

Mas aí está a questão: você nunca irá se sentir pronto! Você sempre pensará que ainda falta alguma coisa. Eu digo isso porque eu já fui assim. Ainda bem que eu mudei, pois se não, talvez não estivesse onde estou hoje…

Saiba que o tempo médio de estudos dos meus alunos aprovados na CPA-20 é de 15 dias! Então, marque a prova e tenha a data-alvo para começar a se preparar para o seu exame. Você conseguirá planejar melhor a distribuição do tempo de aula e de resolução de atividades, não precisando assim ficar horas em cima dos estudos. Até porque cansa estudar muito tempo, não é mesmo.

A importância de uma prova já estar marcada é que isso permite que os estudantes possam se preparar adequadamente e da melhor maneira para ela, sabendo exatamente quando ela ocorrerá. E é o tempo de preparação para este exame que trará o resultado almejado. 

Pense que depois você olhará para toda a sua trajetória e sentirá orgulho disso, pois viu que seguiu tudo o que foi planejado, mesmo que tenha falhado um ou outro dia. E são estes processos que nos fazem entender e valorizar ainda mais nossas conquistas. 

Entenda o que é a sua prova

São poucas as pessoas que buscam se informar completamente sobre a sua prova. Ler o edital dela, então, o número é menor ainda. Mas aqui talvez esteja um passo-chave para a sua aprovação…

O edital de uma prova é importante, porque nele estão todas as informações necessárias sobre a prova, como as regras, as datas, os horários, as matérias cobradas, os critérios de avaliação, as instruções para a realização da prova, entre outras. 

Ele também pode conter informações sobre a convocação dos candidatos, o local da prova, a documentação necessária, as regras para a realização da prova e as sanções para o descumprimento das regras. 

Aqui é importante reparar que a sua prova da CPA-20 tem 60 questões e que o seu percentual de acerto para aprovação é de, no mínimo, 70%, o que equivale a 42 questões de acerto mínimo. 

E aqui também quero te falar outra coisa: a prova da CPA-20 é sem cálculos. Em outras palavras, é uma prova só de teoria, o que a torna bem acessível.

Treine questões

Os simulados são importantes, porque permitem que os estudantes testem seus conhecimentos e habilidades antes da prova real. Eles oferecem uma oportunidade para os estudantes resolverem questões e problemas similares aos que serão cobrados na prova, analisando aspectos a melhorar. Eles também ajudam a desenvolver a capacidade de gerenciar o tempo e a ansiedade durante a realização da prova.

No meu site, ead.professorlucassilva.com.br, tem simulados gratuitos para você treinar. Além dos meus simulados, você também pode baixar a apostila gratuita, para garantir um estudo de qualidade para o seu CPA-20. 

Lembre-se: nos simulados, o que mais importa não é o seu percentual de acertos, mas sim o quanto você está entendendo o que respondeu. Não adianta ter um percentual altíssimo de acertos, se você está apenas decorando o conteúdo. 

Saiba colar na hora da prova

Você sabia que é possível colar legalmente nas provas da Anbima? Mas calma, não é um papel em que você levará tudo anotado e colocará debaixo do seu tênis, por exemplo. É uma alternativa excelente para evitar o famoso “branco” no momento do seu exame. 

Para isso, você irá utilizar a folha de rascunho da sua prova para anotar o que precisou decorar. Faça isso logo que receber a prova, para deixar sua mente livre depois apenas para pensar e raciocinar em cada questão. A chance de você esquecer algo diminui drasticamente desta forma. 

Para elaborar esta cola legalizada, durante seus estudos preparatórios, observe os pontos (conteúdos) em que você possui dificuldade de aprender ou decorar. Pegue esses pontos e anote todos eles no rascunho da cola.

Fique ligado no peso de cada módulo

Como eu já disse acima, a prova tem 60 questões. Estas questões são divididas em 7 módulos, sendo que cada um deles tem seu próprio peso no exame. Você tem 2 horas e 30 minutos para responder e toda a prova.

Os módulos 2, 4 e 5; que são os de Compliance legal e ética, Produtos de investimentos (renda fixa e renda variável), além de Fundos de investimentos; correspondem a cerca de 70% da sua prova. 

Sabe o que isso significa? Que a sua aprovação passa pelos módulos 2, 4 e 5 da sua prova. Além destes, ainda temos estes módulos na prova, com os seguintes pesos:

  • Módulo 1: Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado - 5 a 10% da prova
  • Módulo 3: Princípios Básicos de Economia e Finanças - 5 a 10% da prova
  • Módulo 6: Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL - 5 a 10% da prova
  • Módulo 7: Mensuração e Gestão de Performance e Riscos - 10 a 20% da prova

E aqui comigo, eu te trago sempre os conteúdos e exercícios atualizadíssimos, sempre conforme a própria prova e as mudanças que ela tem. E aí, bora ser aprovado? Estou contigo nessa até o fim!! 

Quero te agradecer por ter vindo até aqui, Tubarão! E espero que estes passos sejam úteis para você, pois estou ansioso para receber uma mensagem sua me falando emocionado a respeito da sua aprovação!!

Para ter estes passos salvos com você, vou deixar aqui o e-book gratuito para você baixar!

Mas, eu quero fazer mais por ti: por isso, acompanhe minhas redes sociais, incluindo Instagram, YouTube e Telegram, pois estou sempre com conteúdos de prova, além de macetes que facilitarão o seu aprendizado.

Relacionados

ASSINER E RECEBA

Materiais de estudos grátis

Estude com apostilas gratuítas e atualizadas. Simule o grande dia. Prepare-se para as provas e receba atualizaçōes do mundo financeiro diretamente no seu email.

Muito obrigado!
Sua resposta foi submetida com sucesso. Agradecemos pela seu contato!
Ir para home
Oops! occoreu um erro ao enviar o formulário.
tocando tubarao